Saiba escolher entre lentes fixas ou com zoom na hora dos cliques

2 min de leitura
Imagem de: Saiba escolher entre lentes fixas ou com zoom na hora dos cliques
Imagem: Blog do Zack

Se você está começando a se aventurar pelo mundo das câmeras profissionais ou semiprofissionais, já deve ter chegado a um dilema na hora de escolher suas lentes: fixa ou com zoom? A diferença principal entre os dois tipos é a capacidade de variar as distâncias de foco em intervalos grandes de espaço em lentes com zoom, ou de utilizar apenas uma distância estável, no caso das fixas.

Além disso, outros fatores diversos podem entrar na conta na hora de fazer a decisão, entre eles o custo-benefício dos dispositivos, a abertura da lente e a qualidade da imagem, por exemplo. Confira alguns prós e contras da utilização de cada um dos tipos:

Custo-benefício

Como era de se imaginar, as lentes com zoom costumam ser bem mais caras do que as fixas, em virtude de sua estrutura mais complexa e da tecnologia envolvida em sua fabricação. Porém, elas facilitam a vida do fotógrafo na hora de enquadrar áreas distantes sem a necessidade do deslocamento do usuário.

Já as lentes fixas são mais simples e, portanto, mais baratas. Sua limitação de distância de foco obriga os fotógrafos a estarem dentro do espaço delimitado para que a imagem saia com qualidade, o que pode ser um percalço durante uma sessão de fotografias. Ainda assim, há profissionais que defendem seu uso por obrigar o usuário a levar a câmera até onde ele quer, estimulando a criatividade e a movimentação.

Diferentes tipos de lentes

Abertura

Geralmente, as lentes fixas possuem uma abertura maior do que as com zoom, o que permite a entrada de uma maior quantidade de luz na câmera para o sensor absorver. Isso vai muito do fotógrafo e depende bastante daquilo que está sendo fotografado, mas se apresenta como uma diferença considerável entre os dois dispositivos.

Lente fixa x Lente com zoom

Transporte

Na hora de carregar todo aquele equipamento para uma viagem ou um trabalho em campo, a vantagem das lentes fixas é o peso menor em relação ao das lentes com zoom, que, por serem mais complexas, geralmente são maiores, mais robustas e pesadas.

Qual é a sua preferida?

Nitidez

Uma das principais diferenças entre os dois tipos de lente é que as fixas possuem uma estrutura mais simples por onde a luz passa com mais facilidade e sem obstáculos até o sensor da câmera. Já as lentes com zoom possuem conjuntos complexos para permitir um foco mais distante e, portanto, perdem um pouco em qualidade em comparação com lentes fixas, que produzem imagens bem mais nítidas.

Qual lente você prefere usar em sua câmera: fixa ou com zoom? Comente no Fórum do TecMundo

Cupons de desconto TecMundo:
Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.