Microsoft e Sony entram na arena da BGS 2014: quem venceu essa rodada?

Microsoft e Sony entram na arena da BGS 2014: quem venceu essa rodada?

Último Vídeo

Mais uma vez chegamos ao fim da Brasil Game Show, e, no evento deste ano, pudemos conferir uma batelada de novidades das principais empresas da indústria dos jogos. Estandes de desenvolvedoras, distribuidoras, estúdios indies, campeonatos, companhias de hardware e periféricos para gamers foram o tempero desses cinco dias de feira.

Com a Nintendo fora da jogada, a responsabilidade dos espaços principais da BGS 2014 ficou nas mãos de outras gigantes do setor, criadoras de alguns dos grandes consoles do mercado. Sim, estamos falando de Microsoft e Sony, com sua áreas dedicadas ao parrudo Xbox e ao "italizado" PlayStation 4.

Como se não bastasse a acirrada disputa de ambas empresas por fatias de consumidores por todo o mundo, com cada um oferecendo títulos exclusivos e bolando novas forma de diversão para atrair o público, as duas resolveram posicionar suas ilhas temática exatamente uma em frente da outra. Se isso não é uma forma classuda de desafio entre as companhias, não sabemos mais o que é.

Os estandes possuem algumas similaridades, mas cada empresa acabou complementando  os locais com toques da sua personalidade, garantindo que seu fãs pudessem tirar uma casquinha de diversos títulos ainda não lançados, produções recentes e clássicos consagrados nos seus consoles. Aproveitamos para dar uma geral e fazer um apanhado do conteúdo oferecido pela Sony e Microsoft durante o evento. Vamos lá?

Sony

A grande área reservada à família PlayStation oferece um espaço aberto com três telões posicionados ao centro, que se revezam mostrando o gameplay de algumas demos disponíveis no local – destaque para o público participando das decisões de Until Dawn, muito épico – e também passa trailers megaproduzidos de alguns outros títulos, para deleite dos visitantes.

Em diversos pontos do espaço é possível encontrar estátuas detalhadas de personagens icônicos que habitam os consoles da Sony, como Sackboy, Kratos e Nathan Drake, mas fique atento para encontrá-las, já que muitas vezes elas estão escondidas por algumas dezenas de pessoas tirando fotos de todos os ângulos.

Ah, mas o grande destaque são os jogos! São cerca de 90 estações para a jogatina do público, com games de todos os estilos e gêneros, oferecidos para PlayStation 4, PlayStation 3 e até PlayStation Vita. São disponibilizados títulos como The Order: 1886, Bloodborne, The Evil Within, Destiny e DriveClub, entre muitos outros. Cada produção agrupa filas de tamanhos diferentes, e você checa uma geral delas no estande nesta matéria da equipe do BJ.

Além disso, alguns convidados são trazidos durante o dia para um palco bem na frente dos telões, são pessoas envolvidas na produção de alguns dos games expostos ou membros do time de desenvolvimento deles, oferecendo sua visão sobre a indústria ou explicando mais sobre os jogos. Os jogadores podem ainda concorrer a sorteios de PS4 e ganhar diversos prêmios ao preencher de carimbos uma cartela de participação

Erik esperando para bater uma bolinha em PES 2015.

Tivemos a oportunidade de conversar com alguns dos visitantes do local e, entre eles, falamos com Erik, de 18 anos, que estava na fila para brincar um pouco com a edição 2015 de Pro Evolution Soccer. "Tenho um PlayStation 3 e pretendo comprar um PS4 mais para frente", disse  para o TecMundo Games. Ele visitou o evento pela primeira vez neste domingo (12), e, apesar de ser fã da Sony, ainda queria passar no estande do Xbox para conferir a superedição de Halo: The Master Chief Collection.

Microsoft

Diferentemente do da sua concorrente, o espaço escolhido para abrigar o conteúdo da linha Xbox é um ambiente mais fechado, cercado por paredes altas que realmente dão a sensação de se estar em um espaço tematizado com o verde característico dos consoles da Microsoft. Apesar da maior imersão, isso acaba prejudicando um pouco a circulação dentro do local quando ele fica mais lotado, mas nada que quem já esteja caminhando há um tempo pela feira não tenha se acostumado.

O lado de fora possuiu alguns telões com cenas e vídeos dos principais lançamentos para os video games da empresa, e que ajudam bastante a distrair o povo que está nas filas maiores, que vazam da parte interna do estande. No interior do espaço há regiões para que o público possa tirar fotos, como um fundo temático de Sunset Overdrive e um baita carrão ostentando logo atrás das cabines de Forza Horizon 2 – coisa fina.

Em questão dos games, a Microsoft não deixa nada a dever para o público, disponibilizando pouco mais de 80 estações de testes para seus jogos, divididos entre opções para o Xbox One e o Xbox 360. É possível testar os modos single e multiplayer de Sunset Overdrive, por exemplo, disponíveis em 12 cabines, para que ninguém tenha que esperar demais para jogar.

Além disso, pode-se conferir no local produções de alto nível, como Halo: The Master Chief Collection, EA Sports UFC, Alien: Isolation e o criativo Project Spark. Nesse caso, também fizemos uma listinha das filas mais quentes do estande, que você pode conferir aqui, para que possa – quase – se sentir no local. Quem se divertir na área também tem direito a uma cartela que permite ganhar alguns brindes e ainda concorrer a um novíssimo Xbox One.

João, em primeiro plano, e Thiago, na outra estação de jogo, curtindo uma partida de Sunset Overdrive.

Falando com o povo que resolveu visitar o estande, nos deparamos com João, de 13 anos, e Thiago, 10, que tinham acabado de sair de uma sessão de dez minutos de gameplay de Sunset Overdrive. Fãs inveterados da Microsoft, e donos de um Xbox 360, não esconderam o jogo. "Passamos uma hora e meia para curtir Sunset", disseram os dois, que ainda confessaram que já estavam no seu segundo dia de evento e nem tinham colocado os pés na área da Sony.

Uma salva de palma para os candidatos

Se tem uma coisa que é inegável, é o fato de Sony e Microsoft levarem o mercado brasileiro bastante a sério, montando áreas muito legais e com tudo para que seu público passe horas a fio sem arredar o pé do local. Anúncios com o dos bundles de Xbox One – viu aquela edição customizada do console com Advanced Warfare? – e os diversos convidados internacionais do estande PlayStation só reforçam essa ideia, também fortalecendo o impacto da BGS para as empresas e os fãs.

Porém, de fato, as duas companhia lutaram com unhas e dentes nesta Brasil Game Show, oferecendo prêmios e brindes, bebidas gamers – água no pote de mana PlayStation vs energético Sunset Overdrive –, demos animais e atrações complementares para garantir uma boa experiência geral.

Coluna do meio

Kaíque e João Paulo são fãs de games em geral e tentam curtir um pouco de todos os lançamentos.

E aí, na sua opinião, quem venceu a batalha entre as grandes dos console presentes na feira? Ah, se ajudar na decisão, falamos com um dupla que encontramos na fila para jogar EA Sports UFC no Xbox One e que mostram bem como os tempos atuais são ótimos para quem é gamer e não tem amarras com nenhuma das plataformas. Olha só a história!

Kaíque, 21 anos, e João Paulo, 17, estavam no seu primeiro dia de BGS, pegaram uma fila de quase duas horas para conferir cinco minutinhos de Destiny e haviam chegado há pouco no estande do Xbox, onde tiraram uma partida de Forza Horizon 2. Eles têm video games da geração anterior das duas empresas, pretendem comprar um PlayStation 4, mas os lançamentos mais esperados pelos dois eles querem ver é no PC. É mole?

Uma concorrência saudável, mesmo entre os fãs, é algo que apimenta as discussões e acaba dando aquele prazer quando um exclusivo maravilhoso pousa no seu console favorito. Mas, no fim, quem acaba ganhando com toda essa competição somos nós, jogadores, que podemos nos deleitar com os títulos mais bacanas dos games.

--

Então é isso, como ansiosos que somos, a Brasil Game Show nem acabou e mal podemos esperar pelas surpresas da Microsoft e Sony para o próximo ano. O que você aguarda das duas empresas em 2015? Deixe sua opinião nos comentários e aproveite para votar abaixo qual estande foi o melhor para você.

Você sabia que o Voxel está no Facebook, Instagram e Twitter? Siga-nos por lá.