Assistente de direção da Ford pode evitar batidas por você

1 min de leitura
Imagem de: Assistente de direção da Ford pode evitar batidas por você

Embora não seja exatamente autônomo como os veículos que estão sendo testados por Google e Uber, um novo sistema da Ford vai ajudar o motorista a desviar de outros carros e objetos na pista para evitar batidas. O nome dele é Evasive Steering Assist e, como o próprio nome já diz, é um assistente de direção.

A diferença aqui é que o motorista ainda tem total controle do carro. Todo o processo precisa partir da pessoa que está na direção, que é avisada quando as câmeras e sensores detectam que uma colisão com o veículo da frente é iminente.

Quando isso acontece, um alerta visual e sonoro é ativado e o motorista tem duas opções: não fazer nada, o que vai acionar os freios, ou mover a direção. No segundo caso, o sistema calcula como a manobra deve ser feita para que os ocupantes do carro escapem ilesos.

Para deixar ainda mais claro que o sistema não tem a pretensão de substituir um motorista humano, ele pode ser desativado a qualquer momento, devolvendo o controle do carro.

De acordo com a Ford, o próximo passo no desenvolvimento do sistema consiste em fazer ele calcular a quantidade de espaço livre ao redor do veículo, ajudando o motorista a decidir a melhor forma de desviar dos objetos para evitar uma colisão.

Cupons de desconto TecMundo:
* Esta seleção de cupons é feita em parceria com a Savings United
Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.