Voxel

Miyamoto pode deixar gerência da Nintendo; empresa terá reestruturação

Último Vídeo

Fonte da imagem: Reprodução/Titan Games
Dez anos depois da reestruturação que salvou a Nintendo de uma potencial falência, parece que a empresa está novamente diante de grandes mudanças. De acordo com informações publicadas no fórum NeoGAF, o presidente da empresa, Satoru Iwata, estaria preparando um plano de reestruturação que entraria em ação no final deste ano, tornando a companhia mais dinâmica e eficiente, com foco na redução de custos.

E a principal mudança pode vir como uma surpresa: o genial Shigeru Miyamoto deixaria seu cargo de gerente geral da companhia para assumir funções relacionadas apenas a desenvolvimento. O substituto do designer seria Takashi “Ten Ten” Tezuka, com experiência em alguns dos principais jogos da “Big N”.

A ideia é reunir boa parte dos desenvolvedores japoneses da companhia – cerca de 1200 funcionários – em um novo prédio localizado em Kyoto. Enquanto isso, em Tóquio, ficarão concentrados os responsáveis pela pesquisa e desenvolvimento de novos produtos. O foco das instalações na capital também seria a busca de parcerias com grandes empresas, já que todas estão sediadas na principal cidade do Japão.

Shigeru Miyamoto seria responsável por um grupo de desenvolvedores jovens e ágeis, capazes de desenvolver jogos de maneira mais eficiente e com menos gastos. A mudança de posto serviria também para aplacar as preocupações do designer, que já afirmou em entrevistas acreditar que sua presença está ofuscando outros produtores em ascensão. Dessa forma, ele seria o tutor de uma nova geração de criadores, fazendo também com que o número de lançamentos para Wii U e 3DS aumente.

A ideia da Nintendo também seria criar cada vez mais novas franquias, mas sem perder o foco nas marcas que tornaram a empresa sinônimo de video games. Um dos principais motores nesse sentido é Masahiro Sakurai, criador da franquia Super Smash Bros. Ele seria o responsável pela intermediação da desenvolvedora com outras gigantes do mundo dos games em busca de parcerias como a que está acontecendo entre a “Big N” e a Namco Bandai no novo título da franquia de luta.

São planos audaciosos e sensatos que, por enquanto, não foram confirmados oficialmente pela Nintendo. A empresa lança seu novo console, o Wii U, no dia 18 de novembro.

Fonte: NeoGAF, GenGame

Você sabia que o Voxel está no Facebook, Instagram e Twitter? Siga-nos por lá.