Módulo lunar perdido pela NASA é encontrado por astrônomos 50 anos depois

1 min de leitura
Imagem de: Módulo lunar perdido pela NASA é encontrado por astrônomos 50 anos depois

Quase 50 anos após o primeiro homem ter pisado na Lua, a NASA confirmou que encontrou um módulo lunar que havia sido “perdido” na superfície do satélite natural em maio de 1969. Trata-se do Snoopy, o veículo que fazia par com Charlie Brown, o módulo de comando, que viajaram até a Lua com a missão Apollo 10 apenas dois meses antes da Apollo 11, que colocou astronautas para andarem por lá.

Ao voltar para o módulo de controle orbitando a Lua, Snoopy foi descartado assim que os astronautas voltaram para dentro da nave que os traria de volta para a Terra

O módulo Snoopy foi utilizado na missão que durou oito dias como teste final do procedimento que ia colocar pessoas para andarem na Lua e, mais importante ainda, trazer elas de volta para a Terra. Os astronautas Thomas Stafford e Eugene Cernan desceram dentro do veículo até pouco mais de 15 quilômetros da superfície lunar — que é quando os controles automáticos assumem o módulo —, mas retornaram sem tocar o solo.

Ao voltar para o módulo de controle orbitando a Lua, Snoopy foi descartado assim que os astronautas voltaram para dentro da nave que os traria de volta para a Terra. O veículo foi dado como perdido, pois a NASA não tinha intenção de recuperá-lo, mas uma equipe de astrônomos afirma ter encontrado o módulo — que vem procurando desde 2011 com uma chance de 235 milhões em uma de achar. Nick Howes, chefe do grupo, afirma que há uma probabilidade de 98% de ser Snoopy.

A NASA já planeja retornar à Lua com a missão Artemis, planejada para 2024. Será que estando lá, os astronautas vão conseguir reencontrar esse velho amigo?

Cupons de desconto TecMundo:
* Esta seleção de cupons é feita em parceria com a Savings United
Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.