Voxel

Mortal Kombat: problemas de tradução, brasileiro detido, atualização automática e dezenas de Fatalities

Último Vídeo

Img_normal
O aguardado Mortal Kombat foi lançado lá fora ontem, mas a versão nacional só chega às lojas na próxima semana. No entanto, antes mesmo de poder ser apreciado pelo público brasileiro, o game já traz algumas falhas bastante irritantes.

Como você deve estar lembrado, a Warner Bros. havia anunciado que o jogo teria legendas em português, o que fez com que muitos fãs comemorassem a iniciativa da distribuidora. Porém, assim como a demonstração liberada estava toda em espanhol, a versão completa do título traz vários problemas de gramática e erros de ortografia.

Problemas de tradução, como “Primer Golpe” em vez de “Primeiro Golpe” se destacam logo de início. Acentos e cedilhas também foram ignorados do mesmo modo que algumas letras, já que é comum encontrar palavras pela metade. Entretanto, termos que não precisavam ser adaptados receberam um aportuguesamento e ficaram incrivelmente bizarras. Desse modo, esqueça Outworld e conheça a Exoterra.

Outro ponto é a má adequação de frases em determinado contexto. Em um dos momentos, por exemplo, Jax cai no chão e Sonya se aproxima para saber se está tudo bem com o parceiro. Eis que o guerreiro de braços metálicos responde com um “Estou ótima” e é chamado de “Mentirosa” logo em seguida.

Img_normal
Pior ainda são as adaptações de gírias e expressões inglesas. Seja lá quais forem as frases originais, nenhuma delas causa estranhamento como “Isso foi maneiríssimo, Liu Kang!”, “Assim é que se faz, guri!” e (a pior) “Mandou bem, neném!”.

O produtor Hector Sanchez á se desculpou com os fãs pelo Twitter. Já a assessoria da Warner Bros. afirmou estar ciente das falhas e prometeu disponibilizar um patch de correção para melhorar o português dos lutadores de Mortal Kombat.

Jovem que roubou cópia de jogo é detido

Ainda falando de Mortal Kombat e Brasil, temos o fim da história envolvendo o rapaz que obteve uma cópia do jogo semanas antes de seu lançamento. De acordo com o site do jornal Diário do Amazonas, Kaleb Yuzo Ketle foi detido pela Delegacia Especializada em Roubos, Furtos e Defraudações (DERFD) do estado para prestar depoimentos e pode ser indiciado por receptação e violação de direitos autorais.

Img_normal
Além disso, o rapaz teve seus equipamentos apreendidos enquanto a DERFD investiga o suposto roubo do disco de uma fábrica da Sony na Zona Franca de Manaus. À polícia, Ketle afirmou que cobrou o jogo de um camelô, mas, na ocasião, ele declarou ter obtido o game diretamente da fábrica.

Sistema pode reequilibrar personagens sem que jogador perceba

De acordo com o criador do jogo, Ed Boon, a NetherRealm criou uma tecnologia especialmente para este Mortal Kombat que permite reequilibrar alguns personagens sem que o jogador precise baixar um patch de correção. A ideia é tornar a ação tão dinâmica que o usuário nem sequer perceba a modificação.

Img_normal
Embora Boon não tenha especificado como isso será feito, ele fez questão de afirmar que o estúdio estará atento ao fato de existirem lutadores nitidamente mais poderosos que os demais ou com combos infinitos. Caso algo assim seja detectado, a novidade entra em ação e o coloca no mesmo nível dos demais guerreiros.

Confira os velhos e os novos Fatalities da série

Se a grande marca de Mortal Kombat sempre foi a violência, os Fatalities são os extremos de tudo o que os lutadores podem fazer. Portanto, para celebrar a chegada do nono título da franquia, o site GameRadar fez uma compilação com todas as finalizações, indo do primeiro MK até MK: Armageddon. Você pode conferi-los no vídeo acima.

Além disso, vários fãs decidiram reunir também todas as aguardadas cenas do novo jogo e as disponibilizaram no YouTube. Apesar da baixa qualidade das imagens, é engraçado ver tudo o que a NetherRealm preparou e comparar as mortes atuais com aquilo que foi feito ao longo dos anos.

Você sabia que o Voxel está no Facebook, Instagram e Twitter? Siga-nos por lá.