Tem uma IA transmitindo death metal 24 horas por dia no YouTube

1 min de leitura
Imagem de: Tem uma IA transmitindo death metal 24 horas por dia no YouTube

Os programadores CJ Carr e Zack Zukowski desenvolveram uma inteligência artificial capaz de produzir um brutal death metal mais pesado que o som da banda Krisiun, do Rio Grande do Sul, e que, ainda por cima, transmite seu “show” 24 horas por dia, sete dias por semana, superando em muito os longos shows de Classic Rock do Bruce Springsteen.

Fonte: Archspire/Instagram

O algoritmo baseado em deep learning foi treinado a partir de músicas gravadas pela banda Archspire (acima) e contém todos os elementos de um brutal death raiz. O som parece uma avalanche... É como se o mundo estivesse sendo destruído por várias catástrofes ao mesmo tempo. O “vocalista” quase não pausa para respirar. Haja garganta! Confira o som matador da IA Dadabots logo abaixo:


A Dadabots já tem 10 álbuns gravados. O material foi produzido com base no álbum “Ideas Of Reference”, da banda PsyOpus, com o qual o algoritmo foi treinado durante vários dias, até conseguir reproduzir elementos musicais aproximados.

Brincadeiras à parte, o som é absurdamente agressivo e, embora pareça artificial algumas vezes, em outras, parece convencer perfeitamente. Para ter ideia disso, basta escutar algo das bandas pelas quais a IA se baseou.

Carr e Zukowski se orgulham de sua criação e dizem que ficaram ´”encantados com o mérito estético de suas imperfeições”.

O fato é que um ouvinte destreinado e que não foi avisado de que se trata de um som gerado por inteligência artificial, talvez nunca adivinhasse que não são músicos humanos tocando instrumentos de verdade.

Usar IA para produzir arte está se tornando comum. O funcionamento é praticamente o mesmo, não importando o tipo. A IA é treinada a partir de obras reais e depois tem que produzir as suas próprias “peças”. Em outubro de 2018, o “Retrato de Edmond Belamy” foi leiloado por US$ 432,5 mil. Recentemente, “Dio” se tornou a primeira escultura criada por IA a ser posta a leilão.

Cupons de desconto TecMundo:
* Esta seleção de cupons é feita em parceria com a Savings United
Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.