Naughty Dog dá dicas para entrar na indústria e fala mais de Nathan Drake

Naughty Dog dá dicas para entrar na indústria e fala mais de Nathan Drake

Último Vídeo

Uncharted 4: A Thief’s End é a sequência de uma franquia que alcançou o sucesso na família PlayStation. O hype é alto “naturalmente”, uma vez que o game pode representar o ápice de desempenho do PS4 – ou ao menos chegar perto disso.

Para saciar um pouquinho a ansiedade dos fãs, a Naughty Dog recentemente abriu, no Twitter, uma sessão de perguntas e respostas entre os jogadores e alguns membros do panteão de desenvolvimento da Naughty Dog. Os diretores de arte Erick Pangilinan e Teagan Morrison, bem como o artista de ambientes Todd Foster, conversaram principalmente com aqueles interessados em se infiltrar na indústria de games com dicas profissionais sobre o mercado e o processo criativo.

Na visão de Todd Foster...

“Na Naughty Dog, o time de cenários é dividido entre modeladores de ambientes e artistas de texturas. Há muito vai e vem entre esses artistas e os conceituais, que trabalham próximos aos designers”, disse a equipe no microblog.

O funcionário deu algumas dicas sobre como entrar na indústria e disse que um diploma não é o mais importante. “Um diploma não é imprescindível para ser um desenvolvedor de jogos. Se alguém tiver a habilidade, conseguirá um trabalho na indústria. O diploma pode ajudar a desenvolver essa habilidade. Artistas individuais têm tarefas para os seus níveis”, afirmou Foster.

O artista disse que adota como base inspiradora as referências em arquitetura e livros de design/arte, apreciando obras fictícias e não fictícias relacionadas ao gênero com o qual ele estiver trabalhando. Para The Last of Us, por exemplo, ele citou “A Estrada” como uma das influências.

As pesquisas são feitas com muitas buscas de Flickr, Google Earth, livros, enciclopédias, filmes. Em alguns casos, os desenvolvedores comparecem presencialmente a um local para melhor estudá-lo.

The Last of Us: “um ano para cerca de uma hora de gameplay”

A habilidade de desenhar pode ser fundamental. Todos os artistas de ambientes que Foster conhece começaram a desenhar que nem malucos. Essa habilidade basicamente ensina alguém a “desconstruir o mundo para depois recriá-lo”, na visão de Foster. Os modelos podem exigir um tempo considerável para serem criados. Os níveis podem levar muito tempo. The Last of Us, por exemplo, demandou um ano para cerca de uma hora de gameplay.

Na visão de Erick Pangilinan...

“Os elementos mais importantes observados em um candidato são o olho artístico, o pensamento e as atitudes que se encaixam na cultura da Naughty Dog”, opinou Erick, que disse que sua inspiração vem de filmes, viagens, artistas e do “incrível time conceitual da Naughty Dog”. Ele também disse que o processo de “vai e vem” entre pensamentos existe.

O rosto de Drake em Uncharted 4 continua sendo aperfeiçoado, revela Teagan Morrison

“Os artistas envolvidos na construção do rosto de Nathan Drake em Uncharted 4: A Thief’s End ainda estão aperfeiçoando o trabalho. Estamos levando anos para conseguir o resultado certo”, revelou Morrison no microblog.

De acordo com o artista, o processo de desenvolver um ambiente de forma ideal começaria com o conceito, o esboço, o conceito novamente e por fim a arte. Na visão dele, “ter um portfólio incrível é muito mais importante do que ter experiência”.

E ficam aí algumas dicas do panteão da Naughty Dog para os interessados em ingressar nessa bilionária indústria. E você, tem as manhas?

Uncharted 4: A Thief’s End será lançado em 2015 exclusivamente para PlayStation 4.

Você sabia que o Voxel está no Facebook, Instagram e Twitter? Siga-nos por lá.