Naughty Dog: portar The Last of Us para o PS4 foi um “inferno”

Naughty Dog: portar The Last of Us para o PS4 foi um “inferno”

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Criar jogos nem sempre é uma tarefa fácil, ainda mais quando as plataformas trazem diferentes arquiteturas para dificultar o trabalho na hora de criar várias versões. Foi o que aconteceu com a equipe da Naughty Dog ao transportar The Last of Us do PlayStation 3 para o PlayStation 4 – uma tarefa tão complicada que o diretor Neil Druckmann citou-a em entrevista para a EDGE como um verdadeiro “inferno” para os arquitetos do estúdio.

"Eu gostaria que tívessemos um botão do tipo 'ativar o modo PS4', mas não", brinca o diretor. "Nós esperávamos que fosse um inferno, e ele realmente foi um inferno. Só de pegar uma tela da imagem, mesmo uma inferior com as sombras quebradas, a luz quebrada e dando erro a cada 30 segundos... isso tomou muito tempo.”

Druckmann ainda comenta algumas das dificuldades que a equipe sofreu durante o processo. “Estes engenheiros são alguns dos melhores da indústria e eles otimizaram muito o jogo para o processamento do PlayStation 3. Ele foi otimizado até em nível binário, mas depois de transferir tudo para o PS4 eles precisaram voltar ao mesmo nível para ter certeza que os sistemas do jogo estivessem intactos para só depois otimizá-los."

Ele ainda citou os cuidados na hora de levar o título para o PlayStation 4. “Não consigo descrever o quão difícil foi essa tarefa. Desde que o jogo esteja rodando bem, colocamos as versões lado a lado para ter certeza que não estragamos alguma coisa no processo, como física alterada ou luz sendo deslocada, e de repente você tem uma visão drasticamente diferente. Isso não é apenas ‘melhorar’, é diferente. Queríamos permanecer fiéis enquanto fazíamos algo melhor.”

Druckmann ainda relembrou que as cenas cinematográficas de The Last of Us serão rodadas em 1080p e 60 frames por segundo, mas que tudo foi renderizado a partir do zero para estar de acordo com o novo console da Sony.

Mesmo sem muitas alterações da versão original, o diretor ainda citou que o PlayStation 4 abriu algumas opções na hora de transportar The Last of Us. “Eu amo a sensação dos gatilhos no PS4, então eu queria das a opção de trocar quais gatilhos você usaria para atirar e quais você usaria para ouvir e se agachar”, cita Druckmann.

“Há algumas ideias de como usar o touchpad que nós iremos testar e ver se vale a pena. Na maior parte, não queremos nos intrometer muito com a experiência nem se desviar do que fez The Last of Us tão grande.”

The Last of Us: Remastered é planejado para chegar ainda em 2014, perto do final do ano. Apesar de se tratar de um versão remasterizada para o PlayStation 4 com todos os DLCs já inclusos, o estúdio está se dedicando tanto no título que o conteúdo quase não coube no Blu-Ray – tudo para manter a experiência de um dos mais premiados jogos de 2013.

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