Democracia em vertigem é indicado ao Oscar de Melhor Documentário

1 min de leitura
Imagem de: Democracia em vertigem é indicado ao Oscar de Melhor Documentário

O Oscar é conhecido como a maior premiação do audiovisual, premiando os maiores destaques em diversas categorias, como Melhor Filme, Melhor Animação, Melhor Diretor e Melhor Documentário, categoria na qual Democracia em Vertigem foi indicado.

Sinopse e produção

Dirigido por Petra Costa, de 36 anos, o documentário retrata desde o governo de Lula até o processo que levou ao impeachment da ex-presidente Dilma Rousseff, em 2016. A crise política brasileira como um todo é abordada na obra sob a perspectiva de Costa.

Foi lançado pela Netflix em sua plataforma de streaming em junho de 2019.

(Fonte: Netflix/Reprodução)
Documentário Democracia em vertigem é indicado ao Oscar. (Fonte: Netflix/Reprodução)

Histórico do Brasil no Oscar

Democracia em Vertigem é a primeira produção 100% brasileira a ser indicada na premiação. Em anos anteriores, já foram indicadas coproduções, como Lixo Extraordinário (2011) e O Sal da Terra (2015).

A indicação de Petra Costa já é um marco, mas caso chegue a vencer, conseguirá também o título de primeira diretora latino-americana a conseguir um Oscar.

Outros indicados a Melhor Documentário

Além da produção brasileira, outras quatro produções foram indicadas na categoria, sendo elas: Indústria Americana - produzido pelo ex-presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, e sua esposa, Michelle Obama -, The Cave, For Sama Honeyland.

Petra Costa reage a indicação

No Instagram, a diretora demonstrou como a indicação de Democracia em Vertigem é importante. "Estamos absolutamente emocionados e extasiados por nossos colegas terem reconhecido a urgência deste filme, e honrados por estarmos na companhia de documentários tão importantes”, escreveu.

“[...] acredito que é por meio de histórias, linguagem e documentários que as civilizações começam a se curar. Gracias a todos que nos ajudaram, a cada passo, a construir essa história”, finalizou em sua publicação.

Este texto foi escrito por Flávio Motta Coutinho via nexperts.

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.