New 3DS: Nintendo explica a ausência do modelo padrão no Ocidente

New 3DS: Nintendo explica a ausência do modelo padrão no Ocidente

Último Vídeo

O novo modelo do portátil da Nintendo foi lançado no Japão durante o último mês de outubro, desembarcando nas prateleiras tanto o New 3DS quanto o New 3DS XL — versão com telas maiores. Ambos os modelos chegaram também à Austrália e à Nova Zelândia um mês depois. Dessa forma, muita gente estranhou quando apenas a edição XL — e o modelo inspirado no game “Majora’s Mask” — foi anunciada para o lançamento oficial nos EUA. Mas a Big N apareceu com uma explicação, é verdade.

Em entrevista ao site Kotaku, um representante da Nintendo of America confirmou, primeiro, que não se tratava de nenhum equívoco, mas sim do que seria uma adequação ao mercado. “Territórios diferentes tomam suas próprias decisões de negócios em relação a produtos individuais e às agendas de lançamento”, disse o sujeito.

Ele continua: “Nós achamos que o New Nintendo 3DS XL mas mais sentido para o nosso mercado. A Nintendo produz sistemas diferentes por preços diferentes para uma ampla gama de consumidores, e o Nintendo 3DS XL simplesmente expande essas escolhas um pouco mais”.

Ok, faz algum sentido (talvez não muito). De qualquer forma, está confirmado. Nada de New 3DS modelo padrão por estas bandas.

Sem carregador AC no pacote

Mas há ainda mais uma ausência no mercado ocidental. Além do modelo padrão do New Nintendo 3DS, a versão a ser lançada por aqui do modelo XL em fevereiro também não deve trazer um carregador no pacote. De acordo com a Nintendo, a ideia é desonerar os usuários que já adquiriram milhões de 3DS, DS, DSis etc. por aqui — os quais ainda devem ter seus adaptadores AC em algum lugar de suas gavetas.

“Em vez de aumentar o custo do New Nintendo 3DS XL ao cobrar os consumidores com um componente que eles podem já ter, nós estamos dando a eles a oportunidade de adquirir um adaptador AC separadamente”, disse um representante da Nintendo ao site Polygon. O sujeito também garantiu o New Nintendo 3DS XL é compatível com as fontes que acompanham o 2DS, o 3DS, o 3DS XL, o DSi e o DSi XL.

Não é a primeira vez...

Seja como for, trata-se da primeira vez em que a Big N lança um portátil na América do Norte sem incluir um carregador na embalagem. É verdade que a medida tem precedentes: tanto no Japão quanto na Europa, o 3DS XL foi lançado sem o adaptador AC. Entretanto, esse mesmo console chegou às Américas com o referido periférico — o mesmo ocorrendo com a Austrália e com a Coreia do Sul.

Mas os números, de certa forma, endossam a medida da Nintendo. Afinal, os modelos DSi e 3DS venderam por aqui um total de 33,5 milhões de unidades até setembro do ano passado, de maneira que é razoável acreditar que esses usuários ainda podem ter seus carregadores. Caso contrário, será preciso desembolsar US$ 9,95 adicionais por um novo adaptador AC oficial — lembrando que qualquer versão “alternativa” pode levar à perda da garantia.

O New Nintendo 3DS XL deve dar as caras por aqui no dia 13 de fevereiro ao preço de US$ 199,99. Além de uma CPU (unidade central de processamento) mais rápida, o New Nintendo 3DS também inclui dois gatilhos adicionais (ZR e ZL), suporte para cartão micro SD e NFC (near field communication) integrada. Quão mais rápido é o processador do novo console? Bem, dê uma olhada nesta comparação e tire suas próprias conclusões.

Você sabia que o Voxel está no Facebook, Instagram e Twitter? Siga-nos por lá.