Nova build prévia do Windows 10 tem Bash e Cortana sincronizada

1 min de leitura
Imagem de: Nova build prévia do Windows 10 tem Bash e Cortana sincronizada

Participantes do programa Insider Preview de testes do Windows 10 começaram a receber uma nova build do sistema operacional. Trata-se da versão 14316, que introduz uma série de novidades em várias áreas do serviço. Várias delas já foram apresentadas na Build 2016 pela Microsoft e agora podem ser testadas na prática.

Uma dessas atrações é a presença nativa do Bash no Windows. Para ativá-lo, é preciso ativar o Modo de Desenvolvedor no Windows 10. Com ele, é possível rodar códigos diretamente por uma interface de linhas de comando, sem precisar de máquinas virtuais.Isso pode ser feito em Configuração > Atualizações & Segurança > Para desenvolvedores, sendo que é necessário ativar as caixas "Ligar e desligar funções do Windows" e "Subsistema Windows para Linux (Beta)".

O Bash foi uma função bastante celebrada na Build 2016

Outra grande adição é a capacidade da Cortana de ser sincronizada com todos os seus dispositivos. Assim, a assistente pessoal apresenta avisos sobre outros aparelhos (como bateria fraca), encontra celular perdidos ("Find My Phone") e compartilha rotas de um mapa.

Edge

O navegador da Microsoft ganhou novas extensões: o Pin It Button e o OneNote Clipper. Vários dos complementos existentes foram atualizados.

Skype

O programa de comunicação agora pode ser baixado na versão UWP Preview. Ele inclui todas as funções básicas do serviço, além de ser o primeiro a receber novidades e adições das atualizações do mensageiro.

Central de Notificações

Assim como já havia sido adiantado, aquela barra na lateral que fica na direita da tela do seu PC não só mudou como está personalizável. Você agora pode selecionar quais são os apps que possuem prioridade por lá e ajustar quantas notificações cada um pode enviar.

Emojis

Os novos emojis tem o contorno fortalecido.

Os emojis mudaram de design e estão com um visual mais animado, colorido e com bordas grossas que destacam as "carinhas". O recurso de modificação de tom de pele também foi adicionado.

Personalizações

O Dark Mode.

O usuário agora pode mudar na hora entre os modos padronizados e "Escuro" no item Configuração > Personalização > Cores. Por fim, agora é possível acessar a experiência Continuum dos smartphones com Windows 10 sem a necessidade de um adaptador ou dock especial.

Qual é o melhor Windows? Windows 7 ou 10? Comente no Fórum do TecMundo

Cupons de desconto TecMundo:
Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.