Google vai adicionar terceira opção de gênero aos emojis do Android

1 min de leitura
Imagem de: Google vai adicionar terceira opção de gênero aos emojis do Android

Usuários do Android terão mais uma opção de gênero para seus emojis. Na semana passada, o Google submeteu um documento ao Unicode Consortium detalhando o plano da empresa para garantir mais representatividade nos padrões de emojis e ainda melhorar a experiência até mesmo de quem não vai utilizar a novidade.

Como informa a Emojipedia, a ideia do Google é criar uma variante neutra para os emojis que não tem opção de gênero. Atualmente, cada plataforma decide como vai exibir essas imagens, o que acaba reforçando estereótipos machistas. Um exemplo é o emoji “trabalhador de construção”, que é representado como um homem por padrão, mesmo quando o gênero não é especificado pelo usuário.

Essa falta de consistência também pode causar ruídos na comunicação entre pessoas utilizando dispositivos diferentes. É o caso do emoji de “facepalm”, representado por uma mulher pela maioria das empresas, mas por um homem no caso da Apple e do WhatsApp.

EmojisDesign dos novos emojis com gênero neutro Clique na foto para ver no tamanho original. Foto: Emojipedia/Reprodução.

Em todos esses casos, o Google criou uma versão neutra, que além de tornar as imagens mais inclusivas, pode diminuir o número de emojis apresentados por padrão nos teclados dos sistemas operacionais. A novidade será adicionada aos mais de 50 emojis que já tem suporte a mais de dois gêneros no Unicode.

Caso a proposta da empresa seja adotada, usuários verão a opção neutra por padrão e poderão selecionar os gêneros masculino e feminino ao tocar no emoji, mais ou menos como já acontece no Gboard, o teclado do Google para Android e iOS.

EmojisExemplo de como o usuário deve ver as novas opções. Foto: Emojipedia/Reprodução.

Essas mudanças serão lançadas pelo Google em uma atualização do Android, mas elas dependem de aprovação para que sejam adotadas pelo Unicode Consortium e aceitas como um padrão. De qualquer forma, o apoio de uma das grandes empresas de tecnologia no processo é importante para que a ideia eventualmente seja aplicada a todos os emojis com rostos humanos.

Cupons de desconto TecMundo:
* Esta seleção de cupons é feita em parceria com a Savings United
Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.