RX 5700 XT vale a pena em 2022? Veja todas as especificações

3 min de leitura
Imagem de: RX 5700 XT vale a pena em 2022? Veja todas as especificações
Imagem: AMD

Se você joga games em seu computador ou então trabalha com softwares pesados que precisam de uma ótima resolução nos gráficos, provavelmente já considerou investir em uma boa placa de vídeo para garantir uma melhor performance para a sua máquina. Há várias opções no mercado que ajudam a turbinar o seu PC, e uma delas é a Radeon RX 5700 XT, da AMD. Caso você esteja pensando em adquirir essa placa de vídeo, confira, abaixo, a nossa análise das principais características da Radeon RX 5700 XT.

Especificidades da placa

(AMD/ Reprodução)(AMD/ Reprodução)Fonte:  AMD/ Reprodução 

A Radeon RX 5700 XT é uma placa de vídeo com nível intermediário do seu fabricante e foi lançada no mercado em junho de 2019. Ela surgiu como uma placa alternativa à GeForce RTX 2060, da NVIDIA. A Radeon 5700 XT promete bom desempenho para games com resolução entre 1080 p e 1440 p.

Suas principais especificidades são estas:

  • lançamento em 2019;
  • graphics processing units (GPU) com 2.560 processadores stream em 40 unidades computacionais;
  • velocidade de 1.605 MHz em clock base ou de 1.755 MHz em games;
  • memória RAM — 8 GB de GDDR6, rodando a 14 Gb/s;
  • interface de memória — 256 bits;
  • TBP — 225 W, requer fonte de 660 W;
  • largura de banda — 448 GB/s.

Pontos positivos e negativos

(Fonte: AMD/ Reprodução)(Fonte: AMD/ Reprodução)Fonte:  AMD/ Reprodução 

Listamos abaixo uma série de fatores que você deve ponderar caso esteja em dúvida sobre a aquisição dessa placa de vídeo. Confira.

Boa performance em Full HD

A placa AMD Radeon RX 5700 XT dá conta do recado no que diz respeito a jogos em Full HD. Ela roda bem em games atuais e antigos, portanto é uma boa alternativa para quem quer uma máquina preparada para isso.

Custo-benefício

Em relação às placas concorrentes, a AMD Radeon RX 5700 XT tem um preço razoável e costuma custar cerca de mil reais a menos do que as placas com características semelhantes. Por isso, pode ser uma boa opção a quem não pode investir valores mais altos.

Arquitetura antiga

Um ponto negativo da Radeon RX 5700 XT é a sua arquitetura interna: ela foi feita em um projeto antigo da AMD e não é mais produzida nos modelos atuais. Na prática, isso pode significar uma performance levemente mais baixa, pois causa um maior consumo de energia e algumas limitações em termos de recursos com o lançamento de novos jogos.

Sem tecnologia Ray Tracing

Outro possível ponto negativo da placa da AMD é que ela não tem tecnologia Ray Tracing, uma técnica de renderização de quem tem ganhado cada vez mais espaço do campo dos games. Essa tecnologia envolve um grande volume de cálculos de intersecção de raios de luz para poder executar a cena de um jogo.

Comparações com a concorrente

(Fonte: AMD/ Reprodução)(Fonte: AMD/ Reprodução)Fonte:  AMD 

Como muita gente fica em dúvida entre a Radeon RX 5700 XT e a GeForce RTX 2060, vale a pena olhá-las comparativamente para ver se a Radeon vale a pena. Ambas as placas de vídeo têm memória GDDR6 de 8 GB, isso significa que entregam alto desempenho para jogos com resolução 1440 p.

Um diferencial da placa Radeon RX 5700 XT é que ela usa nova arquitetura RDNA, de 7 nanômetros, o que, segundo a fabricante, melhora os seus recursos para uso de Realidade Virtual e de Radeon Image Sharpening, tecnologia que promete mais processamento, deixando os gráficos mais definidos e diminuindo efeitos borrados.

A GeForce RTX 2070, por outro lado, está com a tecnologia Ray Tracing, com núcleos próprios para a renderização em tempo real – na prática, isso gera economia para o desempenho da placa de vídeo na otimização dos gráficos.

Ambas as placas ultrapassam a taxa de 100 quadros por segundo em 1080 p (Full HD), ou seja, elas têm bons desempenhos para jogos bastante pesados. Em títulos de 1440 p (Quad HB), há um empate no desempenho das placas.

No que diz respeito a trabalhos que em envolvem muita qualidade nas imagens, como a renderização e edição de vídeos, assim como a modelagem em 3D, ambas as placas suprem tranquilamente essa necessidade.

Conclusão

Tendo em vista a questão de custo-benefício (a relação entre o custo monetário e a eficiência que entrega), a RX 5700 XT pode ser uma ótima escolha. Ela é mais barata do que sua concorrente, a GeForce RTX 2060, mas não fica atrás no quesito desempenho.

Em certos aspectos, a placa GeForce é levemente superior, especialmente no uso da tecnologia Ray Tracing, ainda não usada pela fabricante AMD. No entanto, a RX 5700 XT bate a concorrente em vários jogos e tem um preço bem mais convidativo. Por isso, vale a pena se jogar e investir na placa da AMD.

Cupons de desconto TecMundo:
Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.