Voxel

Nintendo começa a retirar do ar versão em HD de Mario 64 feita por fã

Último Vídeo

O departamento jurídico da Nintendo está derrubando os links para o download da versão experimental de Bob-Omb Battlefield em HD, a primeira fase de Super Mario 64 refeita em alta definição por Roystan Ross, na Unity. Na última semana, o trabalho do programador ganhou repercussão internet afora por apresentar aos fãs do carismático encanador bigodudo o que seria a edição remasterizada do título (saiba mais sobre os gráficos em HD nesta página).

O que motiva a “Big N” a remover o jogo do ar são infrações a direitos autorais. Apesar de ter refeito a fase toda praticamente do zero, Ross admitiu ter usado elementos de outros títulos da franquia Mario. “Todas as animações de arte fora feitas por mim, com exceção das texturas de Mario, Boomba e de Power Star, que foram importadas (sem animação) de Super Mario Galaxy”, explicou o desenvolvedor.

Grande parte dos efeitos sonoros de Bob-Omb Battlefield em HD foi também de jogos já existentes. “Uma larga porção dos sons são de jogos existentes de Mario, enquanto alguns deles foram encontrados e editados por mim a partir do site freesound.org”, reconheceu Ross.

Segundo a Nintendo, “a obra viola [a franquia original], mas não de forma limitada, em função do trabalho audiovisual, programação computacional, música e caracterização de personagens”. Ross disse desde o início do projeto que não pretende ganhar dinheiro com a remasterização do game.

Então o que poderia motivar as sanções impostas pela Nintendo? Pode ser que a empresa esteja disposta, na realidade, a encorajar o desenvolvimento de jogos por meio da eShop. Atrair aspirantes a programadores e, quiçá, eventuais parceiros por “vias legais” pode também ser outra das intenções da “Big N”. Um pronunciamento oficial deve ser emitido em breve pela Nintendo. Fique ligado.

Você sabia que o Voxel está no Facebook, Instagram e Twitter? Siga-nos por lá.