Chernobyl: série da HBO pode ser banida na Rússia

1 min de leitura
Imagem de: Chernobyl: série da HBO pode ser banida na Rússia

Depois do final decepcionante de Game of Thrones, a HBO logo se recuperou com o sucesso absoluto de Chernobyl.

A série, que fala sobre o pior acidente nuclear da história, superou recorde de GoT na plataforma digital, tirou Breaking Bad do topo do ranking do IMDb e acumula boas notas de crítica e público em agregadores como Rotten Tomatoes e MetaCritic. Entretanto, nem todos estão felizes com a série, principalmente a Rússia.

O partido Comunistas da Rússia — que não deve ser confundido com o Partido Comunista da Federação Russa, maior e mais poderoso — solicitou ao órgão regulador de telecomunicações que bloqueie o acesso à série no país. Classificando Chernobyl como “nojenta”, Sergey Malinkovich, membro do partido, afirmou que a série “transformou uma tragédia num objeto de manipulação ideológica” e que “demoniza o regime Soviético e o povo Soviético”.

https://tm.ibxk.com.br/2019/06/17/17101633673188.jpg

Reprodução/HBO

Apesar das críticas duras, Malinkovich admitiu que Chernobyl seguiu uma linha cronológica correta dos eventos que se sucederam do acidente de 1986. Isso, no entanto, não foi o suficiente para ele, que sugere um processo de difamação contra o roteirista, o diretor e os produtores da série.

Segundo o portal Deadline, o órgão regulador, Roskomnadzor, negou ter recebido qualquer solicitação formal, quando questionado pela mídia russa. De acordo com a declaração, caso o pedido seja formalizado, ele será analisado e receberá uma resposta de acordo com a lei.

Essa não é a primeira reação russa à série da HBO. Tanto o governo quanto a mídia do país já fizeram duras críticas à Chernobyl e uma emissora estatal, NTV, deverá fazer um filme retratando o acidente do ponto de vista russo.

Assistiu Chernobyl? Qual a sua opinião sobre essa série polêmica? Conte nos comentários!

Este texto foi escrito por Carolina Bernardivia nexperts.

Cupons de desconto TecMundo:
* Esta seleção de cupons é feita em parceria com a Savings United
Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.