Nintendo DS completa 10 anos de existência

Nintendo DS completa 10 anos de existência

Último Vídeo

Há uma década, o melífluo Reggie Fils-Aime surgia na edição da tradicional feira E3 (Electronic Entertainment Expo) para apresentar o console que carregava a perigosa missão de dar continuidade a um dos portáteis mais celebrados da história da jogatina eletrônica. Mas o sucessor do Game Boy vinha devidamente preparado e apetrechado para o desafio, incluindo o já esperado salto gráfico e, sobretudo, uma verdadeira reformulação da jogabilidade portátil.

Embora o primeiro Nintendo DS — carinhosamente conhecido como “Phat” — tenha apresentado um design um pouco desajeitado, entretanto, não demorou muito para que o campeão absoluto entre as versões do novo console da Nintendo aparecesse, firmando-se definitivamente entre os acontecimentos mais relevantes do entretenimento eletrônico.

154 milhões de unidades vendidas

E, como dizem, os números não mentem. Em seus dez anos de prateleiras, o Nintendo DS vendeu impressionantes 154 milhões de unidades ao redor do globo — sendo que, destes, 93 milhões foram apenas do Nintendo DS Lite. Bem, o resto, como sempre, é História. O DS não apenas foi um dos lançamentos mais rentáveis da Big N como também pavimentou o caminho para um novo estilo de jogatina mobile.

Dessa forma, o console merece uma salva de palmas não apenas dos atuais donos do 3DS mas também de qualquer um que gosta de gastar algumas horas jogando em seu smartphone — já que, convenhamos, em 2004 jogar com uma tela touch era algo relativamente inédito.

O Super NES também sopra velinhas

Mas há pelo menos mais um aniversariante ilustre neste 21 de novembro. Há 24 anos, em um dia como hoje, a Nintendo colocou nas prateleiras aquele que é considerado por muita gente como o próprio emblema da fabricante. Em 1990, o Super Nintendo (ou Super Famicom, nome adotado na Terra do Sol Nascente) surgia no mercado japonês, trazendo consigo outro suprassumo de vendas: o cultuado Super Mario World.

E as vendas de ambos foram igualmente significativas. O Super NES acabou despachando 50 milhões de unidades mundo afora, enquanto que a nova aventura do encanador bigodudo da Big N vendeu respeitáveis 20 milhões de unidades.

Você sabia que o Voxel está no Facebook, Instagram e Twitter? Siga-nos por lá.