Nintendo projeta recorde de jogos "duplo platina" no mercado japonês

Nintendo projeta recorde de jogos "duplo platina" no mercado japonês

Último Vídeo

Em uma conferência para explicar os resultados financeiros da Nintendo no primeiro semestre fiscal, Satoru Iwata, presidente mundial da companhia, afirmou que 2014 pode marcar um recorde em número de games cujas vendas ultrapassam 2 milhões de cópias no mercado japonês.

São todos games para Nintendo 3DS. O primeiro é Yokai Watch 2, um fenômeno comercial que, lançado em julho, já vendeu 2,8 milhões de cópias (juntado suas duas versões). Monster Hunter 4 Ultimate, da Capcom, também supera os 2 milhões de unidades.

Super Smash Bros. for 3DS ainda não chegou lá – está em 1,88 milhão –, mas Iwata acredita que ultrapassará a marca em pouco tempo. Ter três "dupla platina" (usando a terminologia do mercado de discos norte-americano) em quatro meses já é histórico para o mercado japonês.

Mas a conta pode ficar maior com o lançamento de Pokémon Omega Ruby e Pokémon Alpha Sapphire em novembro, cujas pré-vendas estão no mesmo nível de Pokémon X e Y. Se seguir o curso normal, é um título que pode facilmente superar 2 milhões de cópias. Com isso, seriam quatro "dupla platina" em cinco meses.

Pokémon Omega Ruby e Alpha Sapphire pode ser o quarto título a vender mais de 2 milhões de unidades no Japão em cinco meses

Voltando ao azul

Com tanto otimismo, a Nintendo anunciou recentemente que projeta lucro para o ano fiscal, algo que não acontecia nos últimos quatro anos. Os lucros operacionais projetados para o período que termina em 31 de março de 2015 são de US$ 367 milhões.

A Nintendo tem uma hipótese para as boas vendas de Super Smash Bros. para 3DS (já bateu 3,22 milhões de unidades) e o número de compras antecipadas de Pokémon Omega Ruby e Alpha Sapphire. A companhia crê que é a geração que jogou Super Smash Bros. Melee, Pokémon Ruby e Pokémon Sapphire na infância que está por trás do sucesso.

É uma turma que hoje está na faixa dos 18 a 25 anos, que já pode arcar com algumas de suas despesas. Essa camada representa 30% das vendas de Super Smash Bros. for 3DS no Japão e chega a 50% nos Estados Unidos.

E você, acha que a Nintendo está voltando aos seus tempos de glória?

Você sabia que o Voxel está no Facebook, Instagram e Twitter? Siga-nos por lá.