Voxel
09
Compartilhamentos

Nintendo quer explorar novos mercados unindo entretenimento e saúde

Último Vídeo

Embora a situação da Nintendo não esteja das melhores, a empresa já está planejando seus próximos passos. O presidente Satoru Iwata revelou nesta quinta-feira que a companhia planeja lançar uma nova linha de produtos focados em bem-estar já nos próximos anos.

Segundo Iwata, a ideia é focar no uso do entretenimento como uma forma de melhorar a qualidade de vida das pessoas. Para ele, definir esse novo tipo de negócio cria várias possibilidades para o futuro, mas que para este primeiro momento, o foco na saúde é o primeiro passo.

Contudo, o presidente tem uma visão um pouco diferenciada daquilo que outras empresas veem como tendência. De acordo com ele, enquanto todos apostam em “aparelhos vestíveis”, a Nintendo segue por um caminho diferente, trazendo outras maneiras de fazer esse monitoramento.

Iwata detalha que a “Big N” pretende investir muito mais em uma plataforma de negócio baseada na integração entre hardware e software em vez de trazer algo que o usuário precise equipar ou carregar consigo — algo que eles apelidaram de “não vestível”. E os primeiros produtos dessa investida devem chegar antes de março de 2016.

Isso não é o Wii Fit?

Apesar de a descrição nos remeter automaticamente à Balance Board e ao jogo Wii Fit, o presidente da Nintendo explica que o conceito imaginado considera temas que não foram utilizados em seus games atuais e que ele não precisam ser, necessariamente, utilizado em sua sala de estar. Mais do que isso, o próprio hardware traz uma ideia bem diferente daquela que estamos acostumados a ver e que isso vai ajudar a companhia a ser pioneira em um mercado ainda não explorado.

Segundo Iwata, o grande diferencial da Nintendo nesta nova empreitada é a união dessa tecnologia “não vestível” com o fator entretenimento que ela conhece tão bem. Isso tudo vai servir de incentivo para que as pessoas continuem a fazer algo de bom para sua saúde, evitando que o esforço e o comprometimento as afastem do caminho pelo bem-estar.

Mas o que tudo isso tem a ver com video games?

Só que isso não significa que ela estará se afastando do mercado de consoles ou que seu próximo video game vai ser algo dedicado apenas para a galera fitness que vai à academia e evita carboidratos. De acordo com Satoru Iwata, explorar essa nova área do mercado vai ajudar a Big N a descobrir novos temas para seus jogos em plataformas futuras.

Seguindo aquilo que já é tradição da empresa, trata-se de encontrar uma forma de inovar a forma como jogamos. Mais do que isso, essa nova estratégia ainda visa expandir o público da Nintendo, tal qual aconteceu com o próprio Wii. No entanto, ele não entrou em detalhes em como isso deverá ser feito, mas que novos anúncios deverão ser feitos ao longo de 2014.

Você sabia que o Voxel está no Facebook, Instagram e Twitter? Siga-nos por lá.