Voxel

Nintendo tem assento permanente no mercado, afirma criador de Oddworld

Último Vídeo

Para o criador de Oddworld, Lorne Lanning, a Nintendo possui um lugar permanente no mercado de jogos e estará aí por, pelo menos, mais 100 anos. O mesmo, porém, não pode ser dito de companhias como Microsoft ou Zynga, já que a visão de mercado e tratamento com os funcionários é essencialmente diferente.

Ele lembra dos momentos de dificuldade da Nintendo, durante os quais o presidente Satoru Iwata foi questionado sobre demissões de funcionários. Em um movimento ousado, nenhum funcionário da “Big N” foi mandado embora e todos tiveram seus empregos assegurados já que, na visão do executivo, desenvolvedores com medo produzem jogos com qualidade abaixo do normal.

Para Lanning, a atitude tornou Iwata uma pessoa imortalizada na comunidade criativa e alguém com quem ele não pensaria duas vezes em trabalhar. A ideia de que a atitude correta para recuperar a empresa é criar grandes jogos e não demitir parte de seu pessoal acabou se tornando um símbolo de segurança e cuidado na indústria de jogos.

Outras companhias, como as citadas Microsoft e Zynga, têm pensamento diferente. Na opinião de Lanning, a pressão de investidores e a necessidade de criar manchetes favoráveis nas páginas de economia transformam a atitude nos momentos de crise. O designer condena esse pensamento e acredita que, em momentos difíceis, é melhor saber usar os recursos do que cortá-los simplesmente.

Você sabia que o Voxel está no Facebook, Instagram e Twitter? Siga-nos por lá.