Cuidamos menos do nosso celular quando um novo está para sair, diz estudo

1 min de leitura
Imagem de: Cuidamos menos do nosso celular quando um novo está para sair, diz estudo

Um estudo realizado em parceria entre a Columbia Business School, a Harvard Business School e a Universidade de Michigan escancara um dos efeitos que o consumo e a publicidade fazem com você: quando um novo smartphone é lançado, você fica menos cuidadoso com o seu celular atual. Na verdade, o estudo não foca apenas em gadgets, notando que isso acontece com qualquer bem de consumo.

Até pessoas que não pretendem trocar de smartphone tão cedo são influenciadas por aparelhos novos

"Os consumidores são muitas vezes confrontados com a oportunidade de comprar um produto novo e melhorado, como um novo celular, mesmo que o produto que atualmente possui ainda seja totalmente funcional", diz o estudo. Então, "os consumidores agem de forma mais imprudente com seus produtos atuais quando na presença de um mais atraente, mas ainda não adquirido".

De acordo com os pesquisadores, esse descuido e a negligência com os produtos que temos atualmente em nossas mãos decorrem "de um desejo de justificar a obtenção de 'upgrades", sem parecer um mero desperdício.

O estudo também vai mais fundo e mostra que, até pessoas que não pretendem trocar de smartphone tão cedo, por exemplo, são influenciadas por aparelhos novos e acabam ficando mais descuidadas.

Perdendo o celular

Os pesquisadores chamaram isto de "efeito upgrade", algo como "efeito de atualização". Para chegar ao resultados, Silvia Bellezza (CBS), Francesca Gina (HBS) e Josh Ackerman (UM) analisaram um conjunto de dados de 3 mil iPhones perdidos, entregues pelo IMEI Detective.

Como você poderá ver no gráfico, o número de iPhones perdidos só começa a cair pouco antes do lançamento efetivo de um novo iPhone, indicando a negligência nas semanas e meses anteriores.
Neste gráfico, a linha vermelha representa o número de aparelhos iPhone 5 perdidos — a primeira barra vertical indica o lançamento do iPhone 5S. Enquanto isso, a linha azul mostra os aparelhos iPhone 5S perdidos, enquanto a segunda barra vertical indica o lançamento do iPhone 6.

Gráfico

Além desse conjunto de dados, os pesquisadores realizaram uma pesquisa com mais de 600 donos de smartphone, e maioria confirmou que se sente mais negligente quando uma atualização é lançada.

Você pode encontrar mais detalhes nesse link.

Cupons de desconto TecMundo:
* Esta seleção de cupons é feita em parceria com a Savings United
Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.