Xiaomi anuncia a MIUI 12 com visual renovado e mais recursos

3 min de leitura
Imagem de: Xiaomi anuncia a MIUI 12 com visual renovado e mais recursos
Imagem: Xiaomi
Essa não é uma matéria patrocinada. Contudo, o TecMundo pode receber uma comissão das lojas, caso você faça uma compra.

A fabricante chinesa Xiaomi anunciou oficialmente nesta segunda-feira (27) a nova versão da interface personalizada que vai acompanhar os celulares da marca. Trata-se da MIUI 12, que é baseada no Android 10, mas traz uma série de novidades visuais e de funcionamento em relação à versão anterior.

De forma geral, a skin apresenta uma série de novas animações durante a navegação, além de recursos de saúde e privacidade. Ela será incorporada não só nos próximos lançamentos da fabricante, tanto na linha Mi quanto Redmi, mas também em dispositivos já lançados. A lista de aparelhos que receberá a atualização já foi liberada pela empresa.

Segundo o CEO da Xiaomi, Lei Jun, a nova versão é o "trabalho dos sonhos" da companhia, que completa uma década de vida em 2020. Ao todo, de acordo com o executivo, são mis de 310 milhões de usuários mensais ativos que utilizam a inteface própria.

Simplicidade é a chave

De forma geral, a navegação ficou mais objetiva, com novas animações de abrir e fechar aplicativos ou de rotação da tela. Tudo também ficou bem mais visual: as configurações do dispositivo, que mostram informações como o consumo de bateria e o armazenamento do aparelho, agora têm gráficos bem detalhados, coloridos e intuitivos, como parte do estilo batizado como "Sensory Visual Design".

As informações são facilmente compreendidas pelo usuário.As informações são facilmente compreendidas pelo usuário.Fonte:  Xiaomi 

Além disso, a empresa optou por uma interface mais limpa e minimalista, com mais espaços em branco que segmentam bem os botões e informações. A Xiaomi garante ainda que agora o uso está mais fluido e rápido. O visual dos ícones parece mais "achatado" e, nas bordas laterais, aparelhos com telas que apresentam curvaturas poderão fazer uso desse espaço do painel.

  Xiaomi 

As novas animações incluem ainda telas prévias de aplicativos, novas animações quando você pressiona algum ícone e navegações por gestos baseados em movimentos já implementados no Android 10. Modos como multitarefas e Picture-in-picture (PiP), que cria uma "miniatura" de players de vídeo, por exemplo, foram aprimorados para garantir recursos de produtividade para quem precisa trabalhar ou usar vários apps ao mesmo tempo no aparelho.

Os novos papeis de parede animados, chamados de "Live Wallpapers" pela empresa, geram uma bela animação de zoom quando você desbloqueia a tela, aproximando a imagem para exibir a grade de aplicativos. Animações de planetas foram disponibilizadas para serem o plano de fundo padrão da interface.

Novo modo noturno

Outro recurso anunciado é o Dark Mode 2.0, um modo noturno aprimorado para quem curte a alteração do padrão de cores para cansar menos os olhos e gerar economia de energia. Na MIUI 12, esse modo pode ajustar automaticamente o brilho da tela, integrar-se com as configurações automáticas de mais aplicativos e apresentar um contraste mais preciso para não prejudicar o uso ou a leitura de textos, além de evitar a geração de reflexos com base na luz ambiente.

O modo noturno ajusta o brilho para você não ser prejudicado.O modo noturno ajusta o brilho para você não ser prejudicado.Fonte:  Xiaomi 

Como parte dessa transição, o papel de parede vai perdendo intensidade de luz ao longo do dia, para que você não sinta a transição de forma tão rápida.

Saúde e acessibilidade

A MIUI 12 agora está mais preocupada com a saúde dos usuários a partir do pacote de serviços Mi Health. Por isso, o giroscópio dos aparelhos agora pode ser usado para contar passos e gravar atividades físicas com "96% de precisão em relação ao Apple Watch". Os serviços voltados para a saúde incluem ainda um monitor de qualidade de sono que não exige outro dispositivo ou configurações, bastando você posicionar o dispositivo em cima do seu travesseiro na hora de dormir.

O monitor de atividades físicas do celular.O monitor de atividades físicas do celular.Fonte:  Xiaomi 

A acessibilidade foi aprimorada graças a um recurso chamado AI Calling, que transcreve ligações em tempo real e é capaz de gerar respostas automáticas com base em inteligência artificial, é essencial para o uso do aparelho por pessoas com diferentes níveis de deficiência auditiva.

Privacidade

O gerenciamento de dados pessoais e de navegação também recebeu novidades. A partir de agora, o próprio sistema vai verificar cada aplicativo instalado e avisar você se algum deles tiver um comportamento suspeito, como coletar dados em excesso ou pedir permissões que não batem com o seu funcionamento natural.

  Xiaomi 

Já o novo procolo de identificação de segurança impede que aplicativos acessem informações consideradas "vitais" do seu aparelho.

O beta da MIUI 12 começa a ser liberado a partir de hoje (27), mas nem todos os dispositivos e países serão habilitados nesses primeiros testes.

Cupons de desconto TecMundo:
Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.