Muito tempo na frente das telas pode causar miopia

1 min de leitura
Imagem de: Muito tempo na frente das telas pode causar miopia

Sabe quando sua avó te dizia para não jogar video game porque iria estragar a TV? Pois é, ela estava quase certa, jogar por muito tempo pode não estragar a TV de fato, mas sim os seus olhos. Um estudo feito pelo Instituto Penido Burnier englobando 360 crianças, entre de 9 e 12 anos, demonstrou que há uma prevalência de 21% de miopia em crianças expostas a monitores por até 6 horas por dia sendo que, segundo o Conselho Brasileiro de Oftalmologia, o normal para essa faixa etária é de 12%.

De acordo com Patrícia Rocha, oftalmologista da Oftalmed, o nosso olho tem um músculo denominado ciliar, responsável por focar as imagens. Para realizar a ação, o músculo se contrai quando a imagem está próxima e relaxa na visualização a longa distância; por esse motivo, quando uma criança passa um longo tempo observando uma imagem de perto, o olho se cansa e demora a se acomodar na posição correta, exercício que acaba viciando o órgão e gerando a miopia.

A Oftalmed recomenda alguns cuidados que podem ser tomados para evitar os prejuízos, como fazer intervalos de 5 minutos a cada hora que se passa em frente à tela, lembrar-se de piscar e sempre usar lubrificantes oculares prescritos por um oftalmologista. Outra dica importante é adaptar o brilho dos monitores ao seu agrado, não deixando muito claro nem escuro demais.

Cupons de desconto TecMundo:
* Esta seleção de cupons é feita em parceria com a Savings United
Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.