Governo da Índia quer sistema para rivalizar contra Android e iOS

1 min de leitura
Imagem de: Governo da Índia quer sistema para rivalizar contra Android e iOS
Imagem: Presidential Communications Operations Office

O governo da Índia, sob o comando do primeiro-ministro Narendra Modi, vai iniciar um plano de desenvolvimento de um sistema operacional nacional para dispositivos móveis. A informação é do jornal local Economic Times.

Segundo a reportagem, o ministro de Estado para Eletrônicos e TI do país, Rajeev Chandrasekhar, já está avaliando tanto o cenário de startups do país quando a estrutura de universidades, com ambos os lados podendo ajudar no processo.

"Se há alguma capacidade real, então estaremos muito interessados em desenvolver essa área, porque ela vai criar uma alternativa ao iOS e ao Android na qual uma marca indiana pode crescer. (...) É importante ter metas claras. Uma vez que tivermos isso e o que nós queremos conquistar, todas as políticas e ações são consistentes com elas", explica o ministro.

Aprendizado

Mercado de forte presença de marcas como a Xiaomi, a Índia já recebeu grandes investimentos do Google e realizou algumas ações com a marca, incluindo o lançamento de um smartphone de baixo custo.

Entretanto, nos últimos dois anos, a relação esfriou: a companhia passou a ser investigada no setor de Smart TVs e viu startups locais se unirem contra o domínio da Google Play Store.

De acordo com um relatório produzido pelo governo, o objetivo com o desenvolvimento de uma indústria nacional fortalecida é gerar US$ 300 bilhões em fabricação de eletrônicos no país até 2026, saltando de um patamar atual de US$ 75 bilhões.

Cupons de desconto TecMundo:
* Esta seleção de cupons é feita em parceria com a Savings United
Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.