Vênus estará mais brilhante nesta madrugada de 10 de julho

1 min de leitura
Imagem de: Vênus estará mais brilhante nesta madrugada de 10 de julho
Imagem: https://pixabay.com/pt/photos/sistema-solar-sun-merc%C3%BArio-venus-439046/

Quem curte observar os astros, vai poder se deleitar nesta madrugada de sexta-feira, dia 10 de julho. Isso, porque Vênus vai estar no auge de seu brilho quando observado de nosso planeta.

Há pouco mais de um mês, Vênus esteve quase exatamente alinhado entre o Sol e a Terra. Agora, ele deu a volta e está por trás da Terra, sendo iluminado pelo sol e, ao mesmo tempo, sem ser ofuscado por ele.

Vênus no auge de seu brilho

Nesta madrugada de 10 de julho, Vênus vai aparecer no céu, na escuridão total, e com seu brilho no nível máximo (magnitude - 4,7).  A magnitude é a medida de brilho, e quanto mais negativo o número, mais alta é a intensidade. O planeta vai permanecer assim por alguns dias durante este mês, mas, nesta madrugada em especial, será o ápice de sua luminosidade.

Vênus "crescente" é a forma como o planeta vai aparecer em seu estágio mais brilhante, quando observado da Terra. (Fonte: Space/Starry Night)Vênus "crescente" é a forma como o planeta vai aparecer em seu estágio mais brilhante, quando observado da Terra. (Fonte: Space/Starry Night)Fonte:  Space/Starry Night 

Se você não quer perder a oportunidade, preste a atenção no céu às 5:00 horas da manhã (horário de Brasília), ou seja, faltando pouco mais de uma hora para o nascer do Sol. É nesse momento que Vênus estará mais brilhante em nosso céu. No entanto, se você quiser observar melhor o contorno do planeta, aguarde até entre 15 a 30 minutos antes do nascer do sol, pois, nesse momento, seu brilho perde intensidade e sua forma fica um pouco mais nítida.

Vênus crescente brilha mais que Vênus cheio

Geralmente, os astros brilham mais em nosso céu quando têm sua superfície completamente iluminada pelo Sol (a lua cheia e Mercúrio são exemplos). Este, contudo, não é o caso de Vênus, que atinge seu pico de luminosidade quando aparece em sua fase crescente.

A explicação para esse fenômeno é simples: quando Vênus está completamente iluminado pelo Sol (em sua fase cheia), ele está um intervalo de sua órbita que fica tão longe da Terra, que o planeta parece muito menor para nós.

Cupons de desconto TecMundo:
Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.