Crianças são expostas a cibercriminosos; veja 5 dicas de segurança

1 min de leitura
Imagem de: Crianças são expostas a cibercriminosos; veja 5 dicas de segurança
Imagem: nicolagiordano/Pixabay

Uma das empresas de cibersegurança mais respeitadas no mundo, a Check Point Software Techonologies divulgou nesta terça-feira (8) um importante alerta sobre os perigos aos quais as crianças estão expostas no dia a dia, quando acessam a internet. Veja algumas dicas para evitá-los.

1. Criar senhas divertidas e seguras

Com muitos joguinhos online e redes sociais atraentes, é fundamental criar senhas seguras, que podem ser divertidas. Primeiramente, elas devem ser uma combinação que só a criança conheça. Por isso, nada de usar dados pessoais ou nomes de personagens famosos. Precisa ser algo difícil e só compartilhável com os pais, mais ninguém. Finalmente, é preciso criar uma senha para cada plataforma, de preferência longas como, por exemplo, %JogoPreferido27#! .

2. Usar códigos de acesso nos dispositivos

A regra se aplica a qualquer dispositivo eletrônico, seja desktop, smartphone ou tablet. No caso desses últimos, o código de acesso é o único recurso que impede que qualquer pessoa consiga invadir e acessar conteúdos, casos esses aparelhos sejam esquecidos em locais públicos ou furtados.

Fonte: Tima/Pexels/Reprodução.Fonte: Tima/Pexels/Reprodução.Fonte:  Tima/Pexels 

3. Fazer atualizações constantes

Atualmente, jogos e aplicativos são muito divertidos e podem ser facilmente instalados em dispositivos móveis e computadores, muitos deles gratuitos. No entanto, essa gratuidade às vezes se mostra cara, pois esse tipo de material pode esconder vírus ou malwares perigosos. A solução é fazer atualizações no sistema assim que disponíveis, pois elas trazem soluções de segurança contra ameaças e vírus novos.

4. Nunca clicar sem pensar

Parece uma dica boba, mas é importantíssima para evitar o "phishing", uma técnica que leva o usuário a clicar em um link de email, do tipo "clique aqui", apenas para iniciar a execução de arquivos infectados.

5. Não conversar com estranhos

A regra, que vale na vida real, também é aplicável no mundo digital. O pequeno usuário, ao interagir em videogames online, acha que está em contato com outras crianças e jovens, mas nada garante que, do outro lado, esteja um cibercriminoso adulto com péssimas intenções.

Cupons de desconto TecMundo:
* Esta seleção de cupons é feita em parceria com a Savings United
Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.