Voxel

NPD aponta que jogatina online aumentou 5% nos EUA

Último Vídeo


A agência de pesquisas e de análises de mercado, o NPD Group, lançou o estudo “Online Gaming 2013”, no qual constata que 72% dos jogadores nos Estados Unidos são adeptos e fazem uso desse tipo de jogatina. Esse número é crescente desde a criação da modalidade que permite confrontos intercontinentais, sendo que o total de gamers que jogam online aumenta em torno de 5% ao ano.

O número de horas utilizadas para jogar, contando todos os dispositivos e plataformas, também aumentou bastante. Em relação ao mesmo período de 2012, houve um aumento de 9%, sendo que a cada ano o total de horas chega a ficar 6% superior a cada ano anterior. Liam Callahan, analista do NPD, afirma que além do tamanho da indústria de games e de seu desempenho de vendas, uma das principais chaves do sucesso para o mercado é prestar atenção na quantidade de horas que os gamers passam jogando.

O PC foi a principal plataforma no quesito jogatina online, ficando com notáveis 68% do total de horas jogadas, o que representa um decréscimo de 4% em relação ao ano anterior. Por outro lado, os consoles portáteis e os dispositivos móveis acumularam um acréscimo de 12% no total de horas conectados à rede.

Formato físico ou digital?

Fonte: Reprodução/NPD
Mesmo com o mercado de jogatina online em franco crescimento, os gamers ainda se mostraram mais favoráveis às cópias físicas dos jogos frente aos mesmos títulos em formato digital, contabilizando a maioria de 62%. Mesmo assim, a preferência pelos games digitais cresceu 3% em relação ao estudo anterior, indicando que o mercado deve mesmo caminhar para uma “digitalização” de jogos.

O NPD conduziu esse estudo do último dia 15 de fevereiro até 4 de março deste ano. Foram ouvidas mais de 88767 participantes mais variadas faixas etárias, sendo que os entrevistados menores de idade responderam sempre acompanhados de um adulto. O mais curioso é que a pesquisa também definiu o termo “gamer”.

De acordo com o NPD, jogadores são aquelas pessoas que “atualmente utilizam pessoalmente jogos (jogam) em pelo menos um dispositivo ou plataforma”. Os gamers online fazem a mesma coisa, desde que a jogatina seja realizada com um jogo que use conexão à internet ativamente. Muito interessante!

Você sabia que o Voxel está no Facebook, Instagram e Twitter? Siga-nos por lá.