Voxel
01
Compartilhamento

NPD: Madden NFL 11 e novo Xbox 360 são os reis de agosto

Último Vídeo

Quedas e baixo desempenho. O mês de agosto de 2010 foi considerado, pelo grupo NPD — que liberou os dados da indústria americana de jogos no dia 10 de setembro —, como o pior desde 2006, apresentando quedas de 10% em relação ao mesmo período de 2009.

A culpa pela redução de 910 para 818 milhões de dólares, segundo os analistas, é da baixa venda de acessórios, jogos e portáteis, seguindo a tendência observada desde o início do ano. De janeiro até agora, foram movimentados cerca de 8,37 bilhões de dólares, ou seja, houve queda de 8% em comparação com o ano passado.

Abaixo, você confere os principais dados e as respostas enviadas por cada uma das companhias.

Img_normal

Dados gerais Vendas de consoles e jogos

Pelo terceiro mês consecutivo, o novo modelo de Xbox 360 conquistou o topo dos rankings, superando até mesmo o Nintendo DS, em vendas, dentro dos Estados Unidos. Foram 357 mil unidades ao todo, o que representa um aumento de 66% — para a mesma plataforma — em relação a agosto de 2009.

O DS teve 342 mil unidades vendidas. Já o Wii e o PlayStation 3 ficaram abaixo da marca de 250 mil unidades (muito embora o console da Sony esteja subindo gradativamente, em relação aos meses anteriores), enquanto o PSP não chegou a 80 mil:

  1. Xbox 360 – 356,700
  2. DS – 342,700
  3. Wii – 244,300
  4. PS3 – 226,000
  5. PSP – 79,400


As vendas totais de consoles, do início de janeiro até o final de agosto, são as seguintes:

  1. DS – 3,811,800
  2. Wii – 2,983,100
  3. Xbox 360 – 2,695,900
  4. PS3 – 2,031,500
  5. PSP – 762,700

Jogos

Apenas um jogo (nos consoles) teve vendas astronômicas: Madden NFL 11, desenvolvido pela EA Sports. Se somadas as plataformas, o game atingiu vendas de 1,8 milhões de unidades, o que representa um acréscimo de 6% em relação ao que foi visto com Madden NFL 10.

Outro ponto interessante é o ganho de popularidade que a franquia teve na plataforma da Sony, que praticamente empatou em vendas com o concorrente Xbox 360. A diferença foi de menos de 30 mil unidades, mostrando que os jogadores estão migrando naturalmente do PlayStation 2 para o PlayStation 3.

Img_normal

Quem aparece em seguida é Super Mario Galaxy 2, com 124 mil unidades. Mafia II foi o último a conseguir movimentar mais do que 120 mil unidades em apenas uma plataforma (Xbox 360), ficando aquém do esperado pelos analistas. No entanto, representantes da 2K Games falaram, em entrevista ao site VG247, que o jogo eventualmente se tornará lucrativo, contradizendo as palavras do analista Michael Pachter.

  1. Madden NFL 11 — Xbox 360 — 920,800
  2. Madden NFL 11 — PlayStation 3 — 893,600
  3. Super Mario Galaxy 2 — Wii — 124,600
  4. Mafia II — Xbox 360 — 121,600
  5. New Super Mario Bros. — Nintendo, DS — 110,400
  6. New Super Mario Bros. — Wii
  7. Mafia II — PlayStation 3
  8. Call of Duty: Modern Warfare 2 — Xbox 360
  9. NCAA Football 11 — Xbox 360
  10. Wii Fit Plus — Nintendo
  11. Just Dance (Wii)
  12. Red Dead Redemption (360)
  13. Pokemon SoulSilver (DS)
  14. Madden NFL 11 (Wii)
  15. NCAA Football 11 (PS3)
  16. Wipeout: The Game (Wii)
  17. Mario Kart Wii (Wii)
  18. Dragon Quest IX (DS)
  19. Call of Duty: Modern Warfare 2 (PS3)
  20. Mario Kart DS (DS)

De um modo geral, as vendas podem ser consideradas como fraquíssimas. Kane & Lynch 2 não chegou nem a figurar entre os dez primeiros colocados.

Microsoft Novamente, o Xbox 360 faz o seu papel

Como já observado, o novo modelo do console da companhia foi responsável por carregar o fraco mês de agosto adiante. A plataforma se manteve na primeira posição, vencendo todos os rivais e conquistando vendas altas também no que diz respeito aos jogos. A Microsoft ressaltou as 75 mil vendas de Red Dead Redemption (para agosto) e lembrou do lançamento de Halo: Reach.

Na terra dos mortos

Outro grande exemplo de sucesso para o Xbox 360, no mês de agosto, foi Dead Rising : Case Zero. O prólogo desenvolvido pela Capcom, que só pode ser comprado através da Xbox LIVE, movimentou cerca de 350 mil jogadores em apenas duas semanas. A desenvolvedora comemorou as vendas, ainda mais por considerar o episódio como um simples experimento.

Img_normal

Sony Crescimento lento, mas contínuo

Se somados todos os meses deste ano — e comparados ao desempenho visto no ano passado —, a Sony apresentou um crescimento de 40% nas vendas do PlayStation 3, como visto no site VG247. Agosto foi o décimo terceiro mês de crescimento consecutivo para a companhia, que prepara o lançamento do Move e de muitos jogos que virão até o fim do ano (Gran Turismo 5 é o mais notável deles).

Outro dado ressaltado pelos representantes da companhia foi o aumento nas vendas de Madden, como já observado anteriormente.

E a Nintendo?

As vendas da companhia continuam fortes em comparação com as rivais, mas o que mais chama a atenção é a força e a longevidade dos jogos lançados para o Wii, como Super Mario Bros e Super Mario Galaxy. O mês de agosto, no entanto, não trouxe nenhum grande lançamento. A situação deve mudar muito até o fim de 2010. A Nintendo ainda não se pronunciou frente aos resultados obtidos pelo grupo NPD.

PCs, lucros e outras observações... A Blizzard comemora, enquanto outras assustam

Já no início de setembro, a Blizzard anunciou oficialmente que StarCraft II superou três milhões de cópias vendidas — estando há apenas um mês nas lojas. Metade desse total foi vendida já nos dois primeiros dias, ressaltando a importância do mercado de jogos para computadores. Temos que ressaltar, também, que esse foi apenas o primeiro episódio de uma trilogia.

Img_normal

Anita Frazier revelou que, em agosto, foram movimentadas 300 mil cópias do jogo. Não se sabe ao certo se as vendas online estão sendo computadas corretamente.

Guild Wars?

O MMORPG Guild Wars ultrapassou 6,5 milhões de cópias vendidas, tendo presença muito forte entre os jogadores de PC. A continuação já foi anunciada pela NCSoft, ao lado de um belo trailer. No entanto, um representante da companhia afirmou que o lançamento do game ocorrerá somente quando ele estiver “pronto”, sem revelar nenhuma previsão ou data.

Continuação em perigo

Em entrevista ao jornal The New York Times, Greg Goodrich afirmou que Medal of Honor precisará vender no mínimo 3 milhões de cópias, para que haja uma continuação. Os valores não são tão altos, principalmente se levarmos em consideração que o jogo é multiplataforma e que a série Call of Duty possui praticamente o dobro de unidades vendidas.

Img_normal

Agora, vamos aguardar até a chegada de outubro, que trará os dados deste mês. De acordo com os analistas do grupo NPD, a grande expectativa gira em torno de Halo: Reach, já que agora a base de usuários com consoles da Microsoft é três vezes maior do que aquela observada durante o lançamento de Halo 3.

Potencial para milhões de vendas em apenas quatro semanas? Com toda a certeza!

Você sabia que o Voxel está no Facebook, Instagram e Twitter? Siga-nos por lá.