Voxel

NPD: Nintendo lidera resultados em abril

Último Vídeo

Img_originalDesde que a Nintendo assumiu o topo nas vendas, quaisquer resultados divulgados pelo NPD Group acaba sempre se parecendo com uma competição pelo segundo lugar. Bem, digamos que no último mês de abril não foi diferente. A Nintendo continua como líder isolada, com consoles vendendo feito água, e o recorde do PS 2 ameaçado.

Segundo a empresa, 60% das suas vendas veio dos hardwares. O Wii se manteve bem durante o mês, com 277,2 mil unidades vendidas, enquanto que o DS emplacou 440,8 mil unidades, e passa agora a ameaçar o PS 2 como “o console mais vendido da história”, conforme afirmou a analista do NPD Anita Frazier.

No mais, seis dentre os 10 jogos mais vendidos durante abril são de sistemas da Nintendo, incluindo Pokémon Soul/Silver, New Super Mario Bros. Wii, Pokémon HeartGold, Wii Sports Resort (com o WiiMotion Plus), Just Dance (Ubisoft) e Wii Fit Plus (com Wii Balance Board).

Trata-se do momento perfeito para um discurso publicitário inflamado, é claro. “Os consumidores reconhecem a combinação sem precedentes de custo benefício e diversão oferecida pelos consoles da Nintendo”, afirmou a vice-presidente da Nintendo of America, Cammie Dunaway. “...Acrescentar ainda mais hardware e software com cada consoles Wii pode elevar o interesse dos consumidores a um patamar ainda mais alto”.

A Nintendo espera vendas ainda mais expressivas para o mês de maio, graças ao novo pacote básico que passará a ser vendido — contendo console, Wii Remote e Nunchuk e também uma cópia de Wii Sports Resort e o WiiMotion Plus. Além disso, as vendas podem dar uma guinada graças à produção do novo Wii preto que, entretanto, será vendido pela mesma bagatela de US$ 199,99, assim como o modelo original.

Mês prolífico também na Microsoft

Após a revelação dos dados do NPD Group, a gigante estadunidense também resolveu se manifestar, chamando a atenção para resultados que, embora modestos me relação ao festim da Big N, certamente representam um crescimento.

Em primeiro lugar, a Microsoft destaca as vendas do exclusivo Splinter Cell: Conviction, que aparece como o mais vendido nos EUA durante o mês de abril nos relatórios da NPD. A empresa também chama a atenção para os 185 mil consoles vendidos. Embora o número pareça um tanto minguado em relação ao mês de março, trata-se de um crescimento de 6% em comparação com o mesmo período do ano passado.

Img_original

Para além disso, a E3, é claro. No seu comunicado oficial, a Microsoft afirma que “daqui a um mês, o Xbox 360 da Microsoft vai fazer história na E3 [Electronic Entertainment Expo] de 2010. Em decorrência das notícias da E3, o Xbox 360 vai continuar com vendas bastante fortes de hardware, software e acessórios”.

E a Sony não fica atrás

A Sony também não ficou por baixo, no que diz respeito aos clássicos “auto-galanteios” que normalmente aparecem como contraponto a dados econômicos ríspidos. Segundo a empresa japonesa, o PS3 continua como “o único console a experimentar um crescimento de dois dígitos”.

Img_originalEm relação ao mesmo período do ano passado, o PS3 de fato apresenta um crescimento de 42,6%, enquanto que, em relação aos meses anteriores, o valor, igualmente invejável, é de 37,2%. God of War 3 aparece como o quinto jogo mais vendido do mês, enquanto que Super Street Fighter IV representa 28% da receita com jogos da Sony.

E não poderiam faltar os discursos, é claro. “Tendo ultrapassados os nove meses consecutivos de crescimento em relação ao ano anterior com o PS3, e com os lucros aumentando em 32% em relação a abril de 2009, nós olhamos para os lucros de hoje como uma prova da eficiência do nosso modelo de negócios”, afirma o CEO e presidente Jack Tretton em seu anúncio oficial.

O executivo acrescenta ainda: “o contínuo crescimento da nossa marca apenas ajuda a solidificar o valor do que nós oferecemos aos consumidores”, afirma Tratton. Nós estamos oferecendo uma experiência completa de entretenimento, de forma que os nossos consumidores podem aproveitar o que querem, da forma como querem”.

Assim como a Microsoft, também a Sony mira indistintamente para o fim deste ano. “Até o final deste ano, a nossa marca vai crescer para incluir inovações avassaladoras, como jogos e filmes em 3D, e uma forma inteiramente nova de controles sensíveis ao movimento”. Traton conclui que “...nós estamos confiantes que o PlayStation vai liderar ao levar essas novas experiências de entretenimento aos consumidores”.

Você sabia que o Voxel está no Facebook, Instagram e Twitter? Siga-nos por lá.