Voxel

Nuvem do Xbox One pode oferecer retrocompatibilidade

Último Vídeo

O processamento em nuvem é uma das principais facetas do Xbox One, oferecendo poder computacional adicional, espaço em disco para armazenamento e fomentando a distribuição digital de jogos. Mas toda essa infraestrutura, diz a Microsoft, também pode ser usada para a oferta de retrocompatibilidade em um futuro não muito distante.

De acordo com Albert Penello, diretor de planejamento de produto da empresa, todo o sistema pode funcionar mais ou menos como o Gaikai. A marca que nasceu como um serviço de streaming de jogos foi adquirida pela Sony e hoje é a principal solução cloud do PlayStation 4. A ideia, então, seria a mesma: o game funcionaria fora do Xbox One em si e apenas seria transmitido a ele.

Penello se mostrou bastante empolgado com o potencial da nuvem e afirmou que esse fator, justamente, dificulta qualquer explicação sobre o conceito. Segundo ele, a arquitetura pode servir para coisas relativamente simples – como processamento de voz ou jogos – ou até elementos mais complicados, como o streaming de um game completo.

O executivo diz que nem a própria Microsoft conhece a extensão desse poder e seguirá aos poucos, descobrindo o que exatamente a nuvem é capaz de fazer. A preocupação, aqui, será sempre com a experiência do usuário e os custos, de forma a entregar produtos bons e viáveis a todos. Por isso, não entenda a fala de Penello como uma confirmação de retrocompatibilidade.

Você sabia que o Voxel está no Facebook, Instagram e Twitter? Siga-nos por lá.