James Webb: vídeo mostra últimos momentos do telescópio na Terra

1 min de leitura
Imagem de: James Webb: vídeo mostra últimos momentos do telescópio na Terra
Imagem: ESA

Há cerca de um mês, o Telescópio Espacial James Webb (JWST) foi lançado ao espaço a bordo de um foguete Ariane 5, às 9h20 (horário de Brasília). A decolagem ocorreu no porto espacial europeu de Kourou, na Guiana Francesa, a 825 quilômetros de Macapá. Na segunda-feira (24), após viajar por cerca de 1,6 milhão de quilômetros, o importante artefato chegou ao seu destino final: o chamado L2, o segundo ponto de Lagrange.

Para comemorar o evento, a Agência Espacial Europeia (ESA) lançou um vídeo em seu canal no YouTube, com uma linha do tempo completa, desde a chegada do Webb na Guiana Francesa, a bordo do navio MN Colibri, até a decolagem. O JWST deixou a fábrica da Northrop Grumman em Redondo Bay, na Califórnia, no dia 12 de setembro de 2021 e chegou em Kourou no dia 12 de outubro.

Os cuidados com o James Webb

Os cuidados extremos com o equipamento devem-se não somente ao seu preço literalmente astronômico – US$ 10 bilhões (R$ 54,4 bilhões) –, mas ao tamanho do "pacote", com mais de 10,5 metros de altura e quase 4,5 metros de largura quando dobrado. Após o seu desempacotamento, o JWST foi cuidadosamente levantado a uma altura de 40 metros, para ser colocado em cima do Ariane 5, um dos momentos mais delicados de toda missão.

Cupons de desconto TecMundo:
* Esta seleção de cupons é feita em parceria com a Savings United
Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.