99 terá veículos de patrulha para corridas em situação de risco

1 min de leitura
Imagem de: 99 terá veículos de patrulha para corridas em situação de risco
Imagem: 99/Reprodução

A 99 anunciou um novo recurso de veículos de patrulha para proteger as corridas do aplicativo de mobilidade. O serviço Patrulha 99 envia equipes especializadas em motocicletas ou carros para prestar apoio presencial aos motoristas parceiros e passageiros em caso de emergência de segurança durante viagens pela plataforma. A funcionalidade já está ativa em São Paulo e no Rio de Janeiro, passando por fase de implementação nas demais cidades do Brasil.

O serviço é acionado caso uma situação de risco ou de emergência seja identificada pelo monitoramento de corridas em tempo real, que funciona com inteligência artificial. Situações que se encaixam nesse perfil são, por exemplo, desvio de percurso, paradas longas ou trajeto com tempo acima do previsto.

Ao identificar um possível perigo, a Central de Segurança da companhia aciona a polícia e compartilha com ela as informações da viagem. Ao mesmo tempo, um veículo da Patrulha 99 se dirige até o local onde o carro está para prestar o suporte necessário. O atendimento no local da ocorrência é realizado sempre com respaldo da polícia. Caso seja necessário, outros serviços de emergência são notificados.

Suporte para mulheres

Em entrevista exclusiva para o Mobilidade Estadão, a diretora de Segurança da 99, Tatiana Scatena, explica sobre o suporte às mulheres oferecido pela plataforma.

"Nossas inteligências artificiais [...] identificam passageiras que estão em situações de maior risco e direciona a chamada para um motorista mais bem avaliado ou motorista mulher. Também contamos com um Rastreador de Comentários que analisa palavras e contextos relacionados a assédio para banir agressores e direcionar as vítimas para atendimento humanizado", esclarece Scatena.

A empresa também possui câmeras de segurança instaladas no veículo, que acompanham um botão de segurança físico. Ao identificar alguma anormalidade, o app envia automaticamente avisos para motoristas e passageiros de que aquela corrida está sendo monitorada, indagando se está tudo bem. Um alerta é enviado para a Central de Segurança que, caso necessário, tenta contato telefônico para evitar uma possível ocorrência.

Cupons de desconto TecMundo:
* Esta seleção de cupons é feita em parceria com a Savings United
Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.