Voxel

O que a tecnologia de hoje poderia fazer em 1977?

Último Vídeo

Imagine por um momento que as possibilidades tecnológicas de hoje estivessem disponíveis no final da década de 70 — mais precisamente, 1977. Imagine ainda que toda essa tecnologia pertencesse à Atari. Isso faria da empresa de Nolan Bushnell uma espécie de Apple “setentista”, certo?

Bem, foi exatamente essa a ideia do designer Alex Varanese, que, basicamente, se fez a seguinte pergunta: “e se a tecnologia de 2010 estivesse disponível em 1977?” Baseado nisso, Varanese concebeu designs alternativos para alguns dos produtos eletrônicos mais utilizados atualmente: o tocador de mp3, o laptop, o celular e o console de video game portátil.

Para tanto, Veranese lançou mão do estilo de design de eletrônicos em voga na época e deliberadamente “reimaginou” os produtos. “Eu então criei uma campanha publicitária fictícia mas estilisticamente precisa, assim como diversos pôsteres abstratos”. O designer afirma ainda que “não existe elemento de design maior que o anacronismo. Eu aprendi que o contraste mais forte não é regional ou tonal, mas histórico”.

Enfim, existe distinção entre o “retrô” e uma genuína “viagem no tempo”? Descubra nas imagens abaixo.

Você sabia que o Voxel está no Facebook, Instagram e Twitter? Siga-nos por lá.