Cidades brasileiras terão domínios específicos e você pode votar neles

1 min de leitura
Imagem de: Cidades brasileiras terão domínios específicos e você pode votar neles
Imagem: WordPress

Você já deve ter visto uma grande variedade de domínios por aí, como “.org”, “.gov” e muitos outros, que vão desde educacionais ao setor de entretenimento. Agora, uma novidade está chegando ao país. A comunidade de usuários de internet no Brasil pode, a partir de hoje (15), ajudar a escolher os nomes dos novos Domínios de Primeiro Nível (DPNs) sob o “.br”, a nova categoria de “cidades”.

Em outras palavras, é uma oportunidade, por exemplo, para qualquer um expressar apoio por “sampa.br” para São Paulo, “poa.br” para Porto Alegre, “rio.br” para o Rio de Janeiro, entre outras opções de nomes. Para enviar a sua sugestão, basta preencher o formulário disponível na página da iniciativa do Núcleo de Informação e Coordenação do Ponto BR (NIC.br), entidade responsável pelo registro de domínios sob o “.br”.

Basta preencher o formulário para mandar a sua sugestão

A proposta é criar uma nova categoria de DPN que englobe inicialmente todas as capitais das Unidades Federativas do Brasil e municípios com mais de 500 mil habitantes segundo o IBGE/2016. Nessa leva, o total será de 46 localidades, que você pode conferir neste link. Ao enviar as sugestões, os usuários informarão sua preferência de “nome popular” ou apelido pelo qual a cidade é tratada e reconhecida.

"A nossa finalidade com essa chamada de sugestões é proporcionar um número maior de opções para o registro do '.br', levando em conta a vontade de identificação do usuário com a sua cidade natal ou adotiva”, ressalta Demi Getschko, diretor presidente do NIC.br. Hoje, são 3,9 milhões de domínios “.br” registrados e, por enquanto, quase 60 DNPs disponíveis para registro, sendo o “com.br” o mais popular.

Se você quer enviar uma sugestão de domínio para a sua cidade, basta acessar o link especificado na matéria

Segundo press release do NIC (Núcleo de Informação e Coordenação do Ponto BR), a chamada de sugestões segue no ar por tempo indeterminado. Brasileiros com mais de 12 anos de idade poderão enviar quantas sugestões desejarem. Não há premiação, remuneração ou reconhecimento por parte do NIC.br – o objetivo é receber contribuições espontâneas de nomes para novos DPNs de cidades. Os resultados e os novos DPNs de cidades que forem sendo criados serão divulgados ao longo de 2017 no sítio do NIC.br.

Cupons de desconto TecMundo:
Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.