Voxel

Obama acompanhou os ataques a Bin Laden como em Call of Duty

Último Vídeo


O presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, acompanhou os ataques que resultaram na morte do terrorista saudita e líder da Al-Qaeda, Osama Bin Laden, em uma perspectiva bastante semelhante à da série Call of Duty.

De acordo com o site norte-americano Business Insider, um dos membros do esquadrão Seal 6 manteve durante toda a ação uma câmera em seu capacete que transmitiu os ataques à Casa Branca.

Desse modo, além de ordenar que a operação fosse realizada, o presidente pôde assistir a tudo em tempo real pelo mesmo ponto de vista encontrado desde o início da série da Activision.

Embora esse tipo de filmagem esteja se tornando comum, além de ser possível encontrar diversos vídeos do tipo no YouTube (como o disponível acima, no qual é possível acompanhar uma ação realizada no Afeganistão em setembro de 2010), é pouco provável que as gravações sejam divulgadas para o público, dada a sua natureza.

Img_normal

Repercussão nos games

Enquanto Osama Bin Laden foi morto na noite de domingo, dia 1º, é provável que no próximo domingo seja possível realizar a mesma ação nos video games. Afinal, está previsto para sábado, dia 7, o lançamento do 107º episódio do game Kuma War.

A série, especializada em reconstituir episódios reais em seus jogos — como a captura de Saddam Hussein e a guerra do México contra os cartéis do tráfico —, será ressuscitada apenas para retratar o episódio.


Em entrevista ao site Kotaku, o professor de mídias digitais da universidade Georgia Tech, Ian Bogost, afirmou que esse tipo de jogo faz parte de um gênero que ele chama de jogos de tabloide. Assim como esse tipo de jornal, os games apostam na polêmica e no que está em voga para chamar a atenção.

Além do game em que será possível matar Bin Laden, Bogost cita os jogos em Flash retratando a cabeçada de Zidane nas finais da Copa do Mundo de 2006. De acordo com o professor, esses games puderam dar uma maneira de refletir a questão. No caso da operação que culminou na morte do terrorista saudita, no entanto, Bogost afirma que jogos que a revivam podem dar uma falsa sensação de término da guerra aos jogadores.

Você sabia que o Voxel está no Facebook, Instagram e Twitter? Siga-nos por lá.