Oculus VR para Sony: consertem problema de enjoo antes de lançar o Morpheus

Oculus VR para Sony: consertem problema de enjoo antes de lançar o Morpheus

Último Vídeo

A concorrência do mercado de óculos de realidade virtual para games está crescendo: fora o pioneiro Oculus Rift (da Oculus VR, que agora pertence ao Facebook), há o Project Morpheus, da Sony, e o Gear VR, produto da Samsung. Mas quem disse que essa rivalidade deve necessariamente significar guerra?

Isso ficou bem claro em uma conferência direcionada ao assunto que aconteceu nesta semana em Dublin, na Irlanda. O CEO da Oculus VR, Brendan Iribe, aconselhou a Sony a não lançar o produto antes da hora, correndo o risco de apresentar algo defeituoso e prejudicial à saúde dos jogadores — os japoneses alegam que estão 85% prontos, enquanto a rival já é duramente criticada por atrasar demais os testes públicos.

"Nós estamos realmente interessado que essa indústria decole. Um número de companhias chegarão, até mesmo algumas das quais nunca ouvimos falar há dois ou três anos mas que estão há uns cinco na estrada (...). Ao mesmo tempo, estamos um pouco preocupados com que algumas das empresas maiores estejam lançando produtos que não estão totalmente prontos. Esse 'elefante na sala' é disorientação e enjoo por movimento", relata o CEO. O discurso é direcionado à Sony, já que a Samsung usa um hardware baseado no Oculus Rift em seu produto.

Essa tal "motion sickness" é o enjoo produzido por conta da sensação de movimento produzida pelo óculos em contraste com o corpo do indivíduo, que está parado — isso dá um nó no cérebro e no nosso ouvido, responsável pelo equilíbrio. O próprio Oculus Rift sofre com esses obstáculos, embora Iribe alegue que a versão final para consumidores trará a correção desses problemas.

Iribe não diz ter problemas com as rivais, estando mais preocupado com a chegada de bons produtos na área. Ele até convidou a equipe da Sony para visitar a própria empresa e conferir o mais recente protótipo do Oculus Rift para "ter certeza de que o produto de vocês é tão bom quanto ou algo próximo". Bondade ou arrogância? Só poderemos ter certeza quando ambos os óculos já estiverem no mercado.

Você sabia que o Voxel está no Facebook, Instagram e Twitter? Siga-nos por lá.