Voxel

Olha a bola 8-bits! O NES e FIFA estão fazendo aniversário!

Último Vídeo

O dia 15 de julho foi muito importante para a indústria dos games, em dois momentos distintos. Há 30 anos, em 1983, chegava às lojas o Nintendo Entertainment System, o famoso NES, que revolucionou o mercado dos games. Com um misto de jogos específicos e ports ou versões de clássicos dos arcades, eram os jogos ganhando novos níveis e se tornando parte da cultura popular.

Quem não se lembra com certeza já ouviu falar de jogos como Super Mario Bros., Metroid, Zelda e Tartarugas Ninjas. São títulos que transformaram a indústria para sempre e que, até hoje, servem de influência. Naquela época, dois botões e um direcional eram mais do que suficiente e os jogos, com certeza, eram mais memoráveis que muitos lançados hoje.

Bolo em forma de bola


Dez anos depois do NES, a Electronic Arts lançava para para os principais consoles da época o FIFA International Soccer, primeiro episódio da série que até hoje é sinônimo de futebol virtual. Rompendo com as tradições e adotando uma perspectiva isométrica, o título conseguiu deixar Street Fighter II para trás nas listas de mais vendidos.

Hoje, a franquia lembra muito pouco seu primeiro título. Mesmo assim, quem viu o título rodando há vinte anos se lembra do quanto ele era impressionante e, acima de tudo, de como era fácil marcar gols. Bastava ficar parado na frente do goleito aguardando uma rebatida que levaria a pelota para a rede.

Você sabia que o Voxel está no Facebook, Instagram e Twitter? Siga-nos por lá.