NASA desenvolve mapa caleidoscópio que detalha a geologia lunar

1 min de leitura
Imagem de: NASA desenvolve mapa caleidoscópio que detalha a geologia lunar
Imagem: USGS

A NASA, em colaboração com o Instituto Planetário Lunar e o Centro de Ciência e Astrogeologia do Serviço Geológico dos Estados Unidos (USGS), desenvolveu um mapa digital que mostra detalhes da geologia da Lua em forma de caleidoscópio. O projeto chamado Unified Geologic Map of the Moon, que compila dados coletados em mais de 50 anos de missões Apollo, foi publicado no site do USGS, na última sexta-feira (24).

O mapa, que possui uma escala de 1/5.000.000, foi desenvolvido com base em outros seis mapas do programa Apollo, além de alguns dados de satélite mais recentes. Como resultado, o projeto mostra uma matriz caleidoscópica de formações geológicas presentes em diferentes épocas na Lua, detalhando os tipos e idades das rochas que podem ser encontradas na superfície lunar e em que camada elas estão localizadas.

Imagem do Unified Geologic Map of the MoonImagem do Unified Geologic Map of the MoonFonte:  USGS/Divulgação 

"Este mapa é o resultado de um projeto de décadas", afirmou um dos autores da pesquisa, o geólogo Corey Fortezzo, em um comunicado à imprensa. Na publicação oficial, os autores explicaram o objetivo do Unified Geologic Map of the Moon.

"A finalidade deste projeto era criar um recurso digital para pesquisa e análise científica que auxilie futuros esforços de mapeamento geológico, seja em escala local, regional ou global, além de ser um recurso para educadores e o público interessado na geologia lunar", escreveram eles. Com isso, o mapa foi disponibilizado virtualmente para qualquer um que quiser acessar.

Cupons de desconto TecMundo:
* Esta seleção de cupons é feita em parceria com a Savings United
Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.