Voxel
02
Compartilhamentos

Oxide Games anuncia engine dedicada à nova geração de jogos

Último Vídeo
Fonte da imagem: Reprodução/Oxide Games

A partir da publicação de nota via seu site oficial, a recém-criada Oxide Games anunciou uma engine específica para o desenvolvimento de jogos da nova geração – tecnologia essa suportada tanto pelos PCs atuais quanto pelos vindouros PlayStation 4 e Xbox One. E a promessa é ousada: “o motor gráfico vai renderizar automaticamente ‘os processos’ que estiverem mais disponíveis em qualquer núcleo de CPU”, lê-se na descrição da Nitrous, nome atribuído à tal engine.

Mas o que tem chamado também a atenção de toda a mídia é a composição nada modesta do time de fundadores da nova companhia. Dentre os membros da equipe, destacam-se nomes como Dan Baker (veterano da Microsoft, trabalhou no design da DirectX 9), Marc Meyer (expert na criação de interfaces de usuário), Brian Wade (líder de desenvolvimento de games, chefiou a criação de jogos como Civilization V e Command and Conquer 3: Kane’s Wrath) e Brad Wardell (CEO da Stardock Corp.).

Um motor de vários núcleos

Juntos, esses veteranos criaram um motor capaz de trabalhar, de forma nativa, com vários núcleos e a 64-bits. “Em grande parte dos jogos modernos, os gamers podem ver muita fidelidade dos elementos originais em 3D ao mesmo tempo. Isso porque as engines 3D atuais são de 32-btis e dependem de um ‘fio condutor’ para conectarem-se à GPU. Nitrous, por outro lado, foi projetado desde o início para ser um motor de 64-bits de vários núcleos”, afirmam os desenvolvedores.

Fonte da imagem: Reprodução/Rookerville

“Vemos oportunidades enormes para o desenvolvimento a 64-bits com vários núcleos”, diz Derek Paxton, vice-presidente da Stardock Entertainment. O executivo faz referência às expectativas que têm sido criadas por parte dos gamers. “Os jogadores esperam ‘um resultado gráfico’ comparável ao high-end dos jogos de tiro em primeira pessoa enquanto ‘veem’ centenas ou milhares de elementos na tela, ao mesmo tempo”, esclarece Paxton.

Nitrous já é a engine de alguns conhecidos desenvolvedores – a Stardock Entertainment, conhecida por criar e distribuir jogos de PC como Sins of a Solar Empire, é uma delas. Quais tipos de resultados finais essa otimização na renderização de processos de GPU poderá gerar? A chegada dos novos consoles da Microsoft e Sony acontece já no próximo mês. Mas quando jogos construídos sob a Nitrous vão ser de fato lançados?

Você sabia que o Voxel está no Facebook, Instagram e Twitter? Siga-nos por lá.