Voxel

Para cofundador do Xbox, as grandes publicadoras correm risco de acabar

Último Vídeo

Fonte: Divulgação/TheAListDaily
Ed Fries, que é o cocriador do Xbox, afirmou que as grandes publicadoras podem estar correndo um sério risco de extinção dentro dos próximos anos. O desenvolvedor questiona severamente a real necessidade da existência de uma dessas companhias, depois que o formato de distribuição digital estiver ocupando quase a totalidade dos títulos vendidos.

“Talvez o mundo do futuro não seja igual ao que vivemos atualmente. Talvez haja apenas uma porção de pequenas desenvolvedoras trabalhando em conjunto, e depois se dividindo em pequenas equipes, distribuídas por todo o mundo. Será justamente daí que os emergirão os grandes games”, afirma veementemente Fries.

O cocriador do principal console da Microsoft diz que as grandes publicadoras surgiram para suprir uma necessidade que foi criada a partir do alto custo de produção dos jogos e, principalmente, dos grandes problemas com a distribuição das mídias. “A rede Walmart não queria lidar com mais de cem companhias e sim com apenas quatro ou cinco delas. No entanto, com a distribuição digital dos games, muita coisa mudou. Talvez o que veremos em um futuro próximo não será o que vimos no passado”, alerta o desenvolvedor.

Vale lembrar que esta não é a primeira vez que Fries emite alguma opinião apocalíptica sobre alguma peça fundamental da indústria de games. O atento profissional já alertou as empresas para não ignorarem o impacto da Apple e dos dispositivos móveis no mercado e de outras ações que devem acabar desaparecendo na oitava geração de consoles.

Você sabia que o Voxel está no Facebook, Instagram e Twitter? Siga-nos por lá.