Voxel

Para John Carmack, PlayStation 4 e Xbox One são praticamente iguais

Último Vídeo

(Fonte da imagem: Reprodução/VideoGamer)
Enquanto os fanboys ainda estão esbanjado todas as suas habilidades premonitórias para definir quem vai vencer a guerra dos consoles na nova geração, o lendário John Carmack decidiu dar sua opinião sobre os novos sistemas da Sony e Microsoft. E afinal, para um dos desenvolvedores mais emblemáticos de toda a indústria, quem vence essa batalha?

Segundo Carmack, ninguém. Em sua conferência anual na Quakecom, ele explicou que as capacidades técnicas do Xbox One e PlayStation 4 são praticamente as mesmas e que, apesar das pequenas diferenças em termos de arquitetura de memória, as duas plataformas são idênticas em tempos de capacidade.

O fundador da id Software destacou que ainda não foi possível realizar um teste de benchmark para analisar o real potencial e desempenho de cada aparelho, mas que, à primeira vista, o hardware de ambos os sistemas é igualmente bom.

Kinect para quê?

Além disso, Carmack relembrou a enxurrada de críticas que a Microsoft recebeu após o anúncio do Xbox One e as recentes revisões de políticas de uso do console. Segundo ele, a péssima recepção do público quanto às novidades foi como uma espécie de caça às bruxas e que a empresa se precipitou ao voltar atrás, pois era apenas uma questão de tempo para que os consumidores passassem a olhar a nova tecnologia com outros olhos.


Por outro lado, o desenvolvedor e “guru tecnológico” da indústria criticou a insistência da fabricante com o Kinect. Apesar de sua primeira impressão com o One ser bastante positiva, ele continua não aprovando o uso do sensor de movimentos. Segundo ele, o periférico possui limitações fundamentais de latência e taxa de quadros, o que torna a interação com o usuário bastante pobre.

Mais do mesmo

Por fim, John Carmack finalizou criticando o andamento da indústria como um todo, alegando que a obsessão por gráficos avançados está fazendo com que toda a nova geração esteja seguindo por um caminho bastante semelhante à atual, apenas um pouco mais bonita. Desse modo, por mais impressionado que ele esteja com Xbox One e PlayStation 4, ele não esquece do fato de que as duas plataformas trazem poucas diferenças significativas em relação a seus antecessores em termos de funcionalidades.

Você sabia que o Voxel está no Facebook, Instagram e Twitter? Siga-nos por lá.