Parabéns, PlayStation 4! Console faz seu primeiro ano de vida

Parabéns, PlayStation 4! Console faz seu primeiro ano de vida

Último Vídeo

Fãs da Sony, preparem-se, pois amanhã (15/11) o mais novo console da empresa vai estar comemorando seu primeiro ano de vida. E convenhamos que foi um começo e tanto para o PlayStation 4: desde seu lançamento, o aparelho tem apresentado uma grande vantagem nas vendas em comparação ao seu maior concorrente, o Xbox One.

Ao longo de sua curta trajetória, vale notar que o console já teve um número maior de altos do que baixos. Entre os exclusivos de sucesso do PS4, tivemos games como a remasterização de The Last of Us, Resogun, os inFamous: Second Son e First Light... É claro, nem todos se saíram tão bem, como foi o caso de Killzone: Shadow Fall ou mesmo Knack; mesmo esses não foram tão mal assim.

Um ano, muitos números

Para comemorar a data, a Sony também publicou um pequeno infográfico em seu blog, mostrando alguns dos números impressionantes que o PS4 alcançou. Confira os dados logo abaixo:

  • O console teve 13,5 milhões de unidades enviadas pelo mundo;
  • Os gamers já gastaram mais de 1 bilhão de horas jogando online;
  • O botão “Share” foi pressionado 530 milhões de vezes;
  • Em seu primeiro ano, o PS4 gerou uma receita maior nos EUA do que qualquer outra plataforma de jogos da história;
  • A rede do PlayStation 4 já alcançou 56 milhões de usuários ativos;
  • O número de assinantes da PS Plus aumentou em 270% desde o lançamento do PS4, atingindo um total de 7,9 milhões de inscritos.

Sobre promessas cumpridas e ainda não cumpridas

Passado um ano desde o anúncio do console, não há como deixar de uma pergunta de lado: o PS4 cumpriu tudo o que prometeu? Vendo tudo isso, resolvemos rever uma lista que fizemos no começo do ano, e que trazia algumas das novidades que a Sony havia dito que estariam presentes no console. Vejamos o que acabou se tornando real e o que ainda estamos esperando...

Reconhecendo o jogador

Desde a época em que essa função foi anunciada, não tivemos qualquer sinal da ferramenta. Nem mesmo um comentário sequer. Logo, é bem provável de que tenha sido “esquecida” em definitivo pela empresa.

Veredito: promessa.

Continuando de onde parou

Infelizmente, continuamos a esperar outra das principais vantagens prometidas pelo PS4. Embora seja esperada pelos fãs em um update futuro, é melhor não se animar: visto a falta de comentários da empresa sobre o assunto, é bem provável que ela ainda demore a chegar.

Veredito: promessa.

Demos instantâneas

Pois é. Outro caso de uma ferramenta que estamos esperando ver. Assim como nos primeiros dias do PS4, ainda é preciso baixar as DEMOs do jeito antigo; é provável que isso mude quando o PlayStation Now estiver 100% operacional, no entanto.

Veredito: promessa.

PlayStation Camera

Quem se lembra de que a PlayStation Camera ainda existe? Mesmo aqueles que investiram na compra do acessório já devem estar esquecendo dele – afinal, o aparelho não está recebendo praticamente nenhuma atenção da Sony.

Veredito: promessa.

Jogando via streaming

Quando foi anunciado pela Sony, a proposta do PlayStation Now podia parecer muito mais grandiosa; mesmo assim, a ferramenta já está em funcionamento, sendo testada por diversas pessoas. Vale notar, infelizmente, que o serviço ainda tem um longo caminho a correr para ser algo realmente acessível para o público: é preciso uma conexão incrivelmente poderosa para jogar. E aqui no Brasil, por exemplo, não adianta nem tentar...

Veredito: cumprido. Ou quase.

Temas

Entre tantas adições já prometidas pela Sony, ao menos essa foi cumprida (mesmo que recentemente). A novidade veio com a atualização de firmware 2.0 do PS4, e já traz diversas opções de personalização.

Veredito: cumprido.

Em direção a mais um ano de sucesso

Mesmo que a Sony ainda esteja devendo algumas satisfações com relação ao que prometeu para os fãs, não há como negar que tudo indica um futuro promissor ao PlayStation 4.

O console continua a ganhar mais e mais funcionalidades, como o serviço PlayStation Vue e o acessório Project Morpheus. Além disso, títulos como Deep Down e Bloodborne prometem ser um enorme sucesso para os fãs do PS4 – e estamos apenas falando dos exclusivos da plataforma. E que venha mais um ano de ótimos games para o console!

Você sabia que o Voxel está no Facebook, Instagram e Twitter? Siga-nos por lá.