Voxel
368
Compartilhamentos

Parabéns! Xbox e Live comemoram 16 e 15 anos de vida, respectivamente

Último Vídeo

Pois é, meus amigos: estamos ficando velhos. Pode não parecer, mas ontem, dia 15 de novembro, foi o aniversário de 16 anos do primeiro Xbox e o aniversário de 15 anos da Xbox Live. Portanto, primeiramente: parabéns, Microsoft!

No Brasil, o Xbox original não fez muito sucesso, já que era mais raro de ser encontrado. Mas o console foi um grande marco na indústria, colocando o nome da Microsoft nos video games também. Apesar de ter sido um aparelho estreante, tivemos muitos e muitos jogos marcantes, como Ninja Gaiden Black, Crimson Skies, Panzer Dragoon, The Chronicles of Riddick, Jade Empire, Halo 1 e 2, Fable, Doom 3 (que era um show de poder técnico na época), Forza Motorsport, Project Gotham Racing, Star Wars: Knights of the Old Republic e diversos outros.

Xbox

A Live, por outro lado, ajudou a criar a base sólida de estrutura online que usufruímos hoje como a coisa mais comum do mundo. O que os gamers novatos talvez não saibam é que a pioneira em um serviço online foi a Microsoft, que fez isso um ano após o lançamento do console. Certamente, a Live não era tão robusta quanto hoje, mas já servia muito bem para organizar partidas de Halo 2 entre a galera (antes, a internet dos jogos era tudo mato).

Após 16 anos, a base da empresa só se consolidou e se firmou ainda mais no mercado, tornando-a uma das principais empresas do ramo (quem diria que a Nintendo perderia espaço?). Hoje, a Microsoft foca bastante na marca Xbox, no Windows 10 (que aos poucos vem se integrando ao console) e, como não pode deixar de faltar, na própria Live. A parte boa é que o legado não foi deixado para trás: basta ver a retrocompatibilidade, que existia no Xbox 360 e agora no Xbox One (que recebeu os títulos do Xbox original recentemente).

Portanto, parabéns Microsoft! Que venham muitas novidades por aí, porque independentemente da marca que você goste mais, qualquer progresso é sempre bem-vindo para todos os gamers.

Você sabia que o Voxel está no Facebook, Instagram e Twitter? Siga-nos por lá.