Como usar o modo Picture-in-Picture para vídeos no Google Chrome

1 min de leitura
Imagem de: Como usar o modo Picture-in-Picture para vídeos no Google Chrome

O Youtube tem recebido atualizações bastante atrativas nas últimas semanas. Agora, oferecendo uma plataforma exclusiva para reprodução de músicas, Youtube Music — inclusive com um serviço pago que trazem algumas vantagens (se assemelhando ao Spotify) — tornou a reprodução de músicas e criação de playlists ainda mais fácil. Desta vez, a melhoria veio para o player principal. O modo Picture-in-Picture (ou PiP) finalmente chega para o navegador Chrome oficialmente.

O recurso já existe em dispositivos Android — no iOS é feito pelo navegador Safari — outros navegadores já oferecem esse modo de exibição (Opera, por exemplo). O modo já tinha dado sinais de sua chegada desde agosto deste ano (2018), no Chrome Canary (versão de testes e desenvolvimento do navegador). A funcionalidade do PiP é permitir que o usuário navegue em outras páginas ainda com o vídeo em exibição, em uma janela separada e com tamanho regulável.

Recentemente, o Youtube disponibilizou o mini-player, que nada mais é que o PiP — contudo, limitando seu uso apenas enquanto navega na própria plataforma. Esse, também, que já era muito bem aceito nos dispositivos mobile.

Para utilizar o recurso no Youtube é bem simples, basta clicar com botão direito do mouse no player de vídeo e selecionar o modo “Picture-in-Picture”; assim, o vídeo será movido para uma janela exclusiva.

É possível também utilizar o recurso em outras plataformas. Para isso, é necessário a instalação de uma extensão do Chrome. O funcionamento ligeiramente diferente: estando em um site com o player, clique no ícone da extensão no canto superior direito do Chrome e o vídeo será movido para a janela flutuante. Espera-se que a extensão funcione na grande maioria dos sites, mas não é garantido.

As novidades têm trazido recursos bastante úteis para os usuários, tornando a plataforma bem mais completa. O Youtube Music e Youtube Premium tornam a plataforma ainda mais versátil, com mais conteúdo e melhor acesso à elas.

Cupons de desconto TecMundo:
Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.