Parece que a Sony quer um pouco da sua saliva
380
Compartilhamentos

Parece que a Sony quer um pouco da sua saliva

Último Vídeo

Ao que parece, a Sony está investindo em um tipo de tecnologia um pouco diferente para seus consoles. Seguindo um interesse relativamente antigo da indústria, a empresa pode estar interessada em identificar suas variações de humor e estado emocional enquanto joga. Como? Pela saliva.

Isso mesmo. Uma patente descoberta por membros do fórum NeoGAF mostram que a companhia registrou a ideia de um sensor que detecta e analisa os níveis de hormônios e enzimas de sua saliva quanto você está em algum game, indicando possíveis variações emocionais. Para isso, ele usuária um pequeno sensor que seria encaixado entre seus dentes.

De acordo com a descrição presente nos documentos descobertos, o objetivo era exatamente reconhecer e entender a variação de humor do jogador para ampliar a interação entre homem e máquina. Ainda segundo o texto, esse tipo de identificação ainda é bastante primitivo e um dos maiores desafios da indústria como um todo.

E, apesar de ser um tipo de tecnologia bem desagradável e, de certo modo, invasiva, ela não chega a ser nova. Embora ela só tenha sido divulgada nesta semana, os registros da Sony datam de outubro de 2012, o que mostra que ela está há algum tempo estudando essa possibilidade.

Além disso, essa não é a primeira tentativa das grandes companhias de fazer esse tipo de reconhecimento nos jogadores. Há alguns anos, a Nintendo anunciou o famigerado Vitality Sensor, um acessório para o Wii que identificava as alterações do jogador. O projeto foi abandonado.

Isso significa que vamos ter de colocar um chip entre nossos dentes para jogar no PS4 em breve? Na verdade, não. Registros de patentes não significam exatamente que veremos essas tecnologias chegando ao mercado, principalmente em tão pouco tempo. Em muitos casos, trata-se mais de uma forma de proteção de tecnologia para algo que ainda pode evoluir e mudar muito até chegar ao consumidor final. Ainda assim, não podemos deixar de nos assustar com a proposta.

Você sabia que o Voxel está no Facebook, Instagram e Twitter? Siga-nos por lá.