Patente da EA descreve tecnologia que aumenta monetização de multiplayer
165
Compartilhamentos

Patente da EA descreve tecnologia que aumenta monetização de multiplayer

Último Vídeo

Depois da Activision, agora é a vez da Electronic Arts mostrar que está trabalhando em tecnologias que podem usar o matchmaking de jogos online para aumentar a retenção de jogadores ou aumentar o quanto eles estão gastando. Duas patentes registradas pela empresa no dia 8 de março de 2016 descrevem como sistemas de jogo podem ser mudados de forma dinâmica para surtir efeitos variados.

Enquanto a primeira dela descrever como jogos podem ser dificultados de maneira dinâmica de forma a manter os jogadores engajados (prática um tanto antiga na indústria), a segunda delas é um pouco mais preocupante. Nela, os jogadores de um game online seriam pareados com outras pessoas tomando como base não seu nível de habilidade, mas um algoritmo que leva em consideração uma série de fatores.

Electronic Arts

Batizado como “Engagement Optimized Matchmaking” (EOMM), a tecnologia leva em consideração fatores como seu estilo de jogo, sua postura diante dos competidores, sua habilidade e sua tendência de gastar dinheiro. Embora a patente afirme que a intenção é aumentar a diversão dos jogadores, não é difícil imaginar cenários nos quais isso seja usado para convencer consumidores a investir em um número maior de microtransações.

Sistema dinâmico

O EOMM pode ser ajustado para levar em consideração outros fatores, como o tempo de jogo total e a retenção da atenção. Além disso, é possível trabalhar com diferentes cenários de previsão de forma a criar modelos que sejam otimizados para os objetivos que a Electronic Arts pretende alcançar.

Anthem

Vale notar que, como estamos falando de patentes, não há qualquer sinal de que as tecnologias vão se tornar realidade ou já estão afetando os jogos que temos a nossa disposição. No entanto, levando em consideração o histórico da EA, a mera existência desses registros já deve deixar muitos jogadores com “o pé atrás” no que diz respeito aos games que ela vai lançar no futuro.

Você sabia que o Voxel está no Facebook, Instagram e Twitter? Siga-nos por lá.