PC, Console ou Mobile: Qual plataforma escolher jogar?

PC, Console ou Mobile: Qual plataforma escolher jogar?

Último Vídeo

Com o passar dos anos, novas plataformas de games surgiram e, além dos consoles, o PC e os smartphones acabaram entrando na briga. Para nós brasileiros, estes produtos não são, assim, tão baratos. Pensando nisso, este artigo visa te ajudar na pesquisa para iniciar na jogatina! 

Preço da plataforma

O primeiro fator - e talvez o mais interessante de todos - é o preço. Quanto é que você quer gastar em sua plataforma? 

Entre os PCs, de acordo com o que estiver procurando, o valor pode assustar. Isso porque um desktop, com uma placa de vídeo modesta para um setup gamer, pode passar da faixa dos R$2.000,00. Já um notebook, o valor pode subir ainda mais, caso procure por uma GPU dedicada. Entretanto, o PC (principalmente o desktop) tem a vantagem da customização e você pode montá-lo de acordo com as possibilidades de seu bolso.

Por outro lado, há também os consoles e smartphones que, apesar de terem um hardware fixo, conseguem rodar os jogos de uma forma satisfatória - dentro de suas limitações, obviamente.  

Preço dos jogos

Ultimamente, tivemos um grande reajuste dos preços dos games, vide Ubisoft e EA na Steam- uma estratégia para nos levar para a biblioteca própria deles, Uplay e Origin, respectivamente. Com isso, é sempre bom prestar atenção em onde fazer sua compra - considerando até o país. 

Mesmo com esta alta nos preços, comprar jogos para PC ainda continua sendo mais barato. Isso porque, os consoles possuem o monopólio apenas de suas empresas, seja Sony, Microsoft ou Nintendo, o que possibilita mais promoções nas lojas como Steam, Epic Games Store, entre outras. 

No lado do mobile, a estratégia das publishers funciona de uma forma diferente, já que o foco é fazer "o cliente baixar o app" e não necessariamente comprá-lo. Dessa forma, há diversos jogos gratuitos (com muitas micro-transações) e focados no multiplayer e socialização com sua rede de amigos. Alguns modelos de entrada da Samsung já dão conta de jogos como Pokémon GO ou Garena Free Fire. 

O Valor da Exclusividade

Mais que os preços dos jogos, um fator determinante é: "Qual Jogo Você Quer Jogar?”. Começando pela Nintendo, a empresa centenária possui diversos clássicos renomados por várias gerações). Franquias como Mario e Zelda só podem ser jogadas em um Nintendo Switch- com raras exceções, a exemplo de um game mobile, como o Super Mario Run. 

Já a Sony vem renovando sua biblioteca. ranquias como God of War e The Last of Us são alguns dos exemplos que aquecem as vendas  do console. Quanto ao Xbox One, a coisa é diferente e o Game Pass facilita o acesso ao PC de muitos exclusivos feitos para o console da Microsoft. 

Halo

Outra vantagem do PC, por aqui, é de que a biblioteca é permanente.Caso não haja uma objeção por conta de DirectX (ou alguma outra incompatibilidade), você terá acesso a games de décadas passadas sem nenhum problema - além de uma biblioteca extremamente maior que uma geração de console. 

Facilidades

Não é todo mundo que sabe abrir um computador ou trocar um SSD de um Notebook - e, muitas vezes, não queremos ter este trabalho. Além disso, travamentos de Sistema Operacional, queima de circuitos ou placas, não é o que esperamos numa plataforma gamer.

Dentro deste escopo de pensamento, é óbvio que só queremos sentar confortavelmente em nosso sofá, apertar um botão e já sair jogando. Sem instalações. Sem bugs. Sem travamentos. Nesses quesitos, o console - e até mesmo os smartphones - ganham com muita facilidade. 

É válido destacar que montar ou desmontar um PC não é um bicho de sete cabeças e, caso você queira se aventurar no mundo do hardware, já adianto: é capaz que fique viciado! 

Acessórios e Periféricos

O quanto você quer se dedicar nas jogatinas? Preparando sua carreira no e-sports? Precisa de periféricos como teclados e mouses para se tornar um verdadeiro pro-player? 

As vantagens do PC, seja desktop ou notebook, incluem uma extensa variedade de acessórios para te auxiliar. Já o universo do console, por exemplo, é um ecossistema mais fechado. Todas as vezes - com raras exceções - que você tiver que trocar  o videogame, seu manche, volante, controle, terão de sair de cena.

HyperX

Em relação aos smartphones, há uma oferta de acessórios tão boa quanto a dos PC, com uma infinidade de marcas que te auxiliarão em produtos para melhor manuseio de seu aparelho.  Dentro de todas estas dicas, cabe a você refletir sobre o que você quer a curto, médio e longo prazo. Para algumas pessoas, o preço da plataforma já é o diferencial na escolha. Mas, recomendamos que leve em consideração o desempenho, a biblioteca de exclusivos e o quanto de comodidade buscará. 

Conheça o KaBuM e adquira os seus Jogos com os melhores preços, promoções e agilidade na entrega!

Este publieditorial foi patrocinado por Kabum

Você sabia que o Voxel está no Facebook, Instagram e Twitter? Siga-nos por lá.
Voltar para notícia
Carregando...
Comentários
Carregando...
Este comentário foi apagado. Desfazer
+1
-1
Este comentário foi apagado. Desfazer
Responder Excluir Editar
+1
-1
Ver mais comentários Ver mais comentários