Crie uma aplicação com arquitetura Back-end for Front-end

1 min de leitura
Patrocinado
Imagem de: Crie uma aplicação com arquitetura Back-end for Front-end
Imagem: Shutterstock
Avatar do autor

Equipe TecMundo

Resumo

Uma arquitetura Back-end for Front-end (BFF) pode ser usada para criar back-end para um cliente mobile ou web apps. BFFs podem ajudar no suporte a um aplicativo com múltiplos clientes e, ao mesmo tempo, mover um sistema para um estado com acoplamento mais fraco que um sistema monolítico. Este padrão de código a ajuda equipes a iterarem recursos mais rapidamente e terem controle sobre o back-end de apps mobile, sem afetar a experiência de um app mobile ou web app.

Descrição

A arquitetura de microsserviços permite que equipes iterem de forma ágil e desenvolvam tecnologias para escalar rapidamente. A arquitetura Back-end for Front-end é um tipo de padrão construído com microsserviços. O componente-chave é uma aplicação que conecta o front-end da sua aplicação ao back-end. Este padrão de código BFF ajudará você a desenvolver esse componente com as melhores práticas recomendadas pela IBM.

Este padrão de código ajudará você a:

  • desenvolver o padrão em arquitetura Back-end for Front-end (BFF);

  • gerar uma aplicação em Node.js, Swift ou Java;

  • gerar uma aplicação com arquivos para lançar no Kubernetes, Cloud Foundry ou em DevOps Pipeline;

  • gerar uma aplicação com arquivos para monitoramento e distributed tracing;

  • conectar-se a serviços provisionados.

Este padrão de código também facilita o aprendizado de modelos de programação Cloud Native que usam as melhores práticas da IBM para o desenvolvimento de apps BFF. Você verá coisas como testes, checagem de funcionamento e métricas em cada linguagem de programação.

Se você clicar no “Desenvolva no IBM Cloud” no topo do padrão de código, você poderá provisionar dinamicamente os serviços em Cloud. Eles serão inicializados automaticamente na sua aplicação. Adicione um serviço de gerenciamento MongoDB, um serviço do Watson, ou testes automáticos em um pipeline DevOps personalizado.

Fluxo

  1. Plataformas de experiência do usuário, como apps mobile e web — que podem ser suportadas em linguagens como Node.js, Java ou Swift — se comunicam com o próprio servidor back-end for front-end, a fim de reunir as APIs apropriadas e os requisitos do serviço necessários.

  2. Cada chamada back-end for front-end solicita os serviços necessários que são solicitados pelo front-end.

Instruções

Veja as instruções detalhadas nos arquivos README:

...

Quer ler mais conteúdo especializado de programação? Conheça a IBM Blue Profile e tenha acesso a matérias exclusivas, novas jornadas de conhecimento e testes personalizados. Confira agora mesmo, consiga as badges e dê um upgrade na sua carreira!

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.