Voxel

Pesquisa afirma que games violentos tornam jogadores mais agressivos

Último Vídeo

Img_normal

Uma pesquisa realizada com 70 jovens concluiu que jogos violentos realmente fazem com que os jogadores fiquem mais agressivos, pois diminuem a sensibilidade do usuário às imagens pesadas. O estudo foi conduzido por meio da medição das ondas cerebrais dos inscritos.

A pesquisa consiste em três fases. Na primeira, os participantes jogavam um game violento (na lista utilizada no estudo estavam Call of Duty, Hitman, Killzone e GTA) por 25 minutos, seguido de um jogo livre para todas as idades pelo mesmo tempo. Depois, eram apresentados a uma sequência de fotos neutras e pesadas. As respostas do cérebro aos estímulos eram catalogadas durante essa fase. Por último, os participantes eram divididos em pares com um integrante submetendo o outro a um nível ajustado de ruído, que servia como medida de agressão.

De acordo com as conclusões da pesquisa, participantes que já jogavam games violentos antes dos testes ajustavam ruídos mais altos para seus parceiros, enquanto aqueles que não estavam acostumados a esse tipo de jogo tiveram comportamento contrário. Ainda, o primeiro grupo apresentou respostas cerebrais reduzidas às imagens violentas exibidas.

“De uma perspectiva psicológica, video games são excelentes ferramentas de ensino pois recompensam os jogadores que se engajam em certos tipos de comportamento. Infelizmente, nos jogos mais populares, esse comportamento é a violência”. Essa foi a conclusão de Bruce Bartholow, um dos professores envolvidos na pesquisa.

O TecMundo Games já havia abordado esse assunto em um artigo. Você concorda com os resultados do estudo? Responda na enquete abaixo.

Aguarde... Carregando a enquete.
Você sabia que o Voxel está no Facebook, Instagram e Twitter? Siga-nos por lá.