Voxel

Pesquisa analisa comportamento de jogadores em World of Warcraft

Último Vídeo

Img_normal

Pesquisadores da Universidade da Carolina do Norte (EUA) projetaram em recente estudo um novo procedimento para avaliar o comportamento dos jogadores em MMORPGs. A ideia é que a nova ferramenta possa auxiliar desenvolvedores a conduzir um jogador para desafios dentro jogo que tenham mais a ver com a sua personalidade.

Para isso, a pesquisa analisou os comportamentos de quase 14 mil jogadores em World of Warcraft. “Nós estamos abeis a prever o que um jogador fará com base no seu comportamento prévio com 80% de precisão”, afirmou o Ph.D. Brent Harrison, coautor da pesquisa. “Em um jogo como World of Warcraft, que está constantemente acrescentando novos conteúdos, isso poderia ajudar a guiar as decisões dos designers.”

Img_normalA análise levou em conta as conquistas alcançadas pelos jogadores dentro do universo de WoW. Buscou-se então uma correlação entre diferentes conquistas com a intenção de identificar padrões de comportamento e preferências. Dessa forma, os pesquisadores agruparam jogadores de estilos semelhantes em grupos de afinidade — alguns deles baseados em mais de 80 conquistas —, os quais serão utilizados para prever comportamentos futuros.

Segundo Harrison, os parâmetros oferecidos pela pesquisa poderiam orientar os projetistas de jogos a direcionar os jogadores para conteúdos específicos de jogos; conteúdos que combinem com o cada estilo particular de jogar. “Se quiser fazer melhorias, você deve garantir que os jogadores gostaram daquelas mudanças”, afirmou o Dr. David L. Roberts, coautor da pesquisa. Segundo o Dr. Roberts, a capacidade de prever comportamentos pode ajudar na composição de histórias e mecânicas em futuros MMORPGs.

Você sabia que o Voxel está no Facebook, Instagram e Twitter? Siga-nos por lá.